26 de setembro de 2012

Deus e Satan na terra do lúpulo

Quando descobri estas cervejas, pensei: como seria degustar as belgas Deus Brut des Flandres e Satan Red em um desafio religioso etílico, no mesmo dia? Então, o momento é agora: o desafio foi aceito e o resultado desta confissão vem a seguir. Não é uma batalha do apocalipse, mas sim um duelo quase cinematográfico, diria até uma nova filmagem, como Deus e Satan na terra do lúpulo!
Deus Brut des Flandres é uma das cervejas mais conhecidas e especiais, não apenas pelo seu nome mas por sua elaboração, utilizando uma técnica conhecida por champenoise (os vinhos borbulhantes ou sparkling wines, desenvolvido pelo monge beneditino Pierre Perignon, no distrito de Champagne, France) - uma Golden Strong Ale transformada em espumante, com 11,4% de teor. Sua aparência é leve, um dourado translúcido e bastante borbulhante, muito aromático com notas herbáceas, madeira e vinho. No sabor, notas frutadas, doces e levemente amargas. O álcool se faz presente no final de cada gole, com um final médio, adstringente.
Satan Red é o outro lado belga da moeda. Uma Dark Strong Ale com 8%, com bela aparência vermelha e translúcida, com espuma branca e persistente. Seu aroma e sabor tem notas de lúpulo e notas de amora e morango, muito leves, não comprometidas com o teor alcoólico. O final é médio, perdeu um pouco do sabor inicial. Contudo, é uma cerveja agradável e com um dos rótulos mais engraçados que já vi: a arte do satanás observando o copo é impagável!

E você, prefere Satan ou Deus

0 papos de boteco: