2 de outubro de 2012

Trigo e lúpulo

Vamos falar de trigo e lúpulo, mas não de ambos ingredientes na mesma cerveja. Quero confessar a vocês a alegria em ter provado estas cervejas a algum tempo atrás. A weiss nacional Bamberg Weizen, e a belga lupulada Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel.

Para mim, a Bamberg Weizen é uma das mais fiéis ao estilo entre as produzidas no Brasil. Com 4,8% de teor, sua aparência é turva, em um belo tom de amarelo, com excelente creme branco consistente. Seu aroma tem notas claras de banana e fermento. Refrescante, seu sabor trás ainda alguns tons cítricos, além dos notados no aroma. Carbonatação alta, final seco, uma Weiss de qualidade superior a muitas outras fabricadas no Brasil.
O grande mestre-cervejeiro e amigo Leonardo Botto me convidou a dividir esta Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel, cujo estilo é um dos mais interessantes: uma Double IPA Tripel, ou seja, o triplo de malte e quatro vezes mais lúpulo! Estamos falando de dois estilos em uma única cerveja belga com 9% de álcool. Uma cerveja não filtrada e re-fermentada na garrafa depois de passar pela fermentação do barril. Aparência alaranjada, turva e com uma espuma fantástica e persistente. O aroma e o sabor são sublimes, devido a intensidade de tons florais e maltados, notas de frutas e tons ácidos. Presença de álcool se torna aparente com o aumento da temperatura. O final não pode ser chamado de longo, e sim de permanente. Uma das melhores cervejas que já confesso ter bebido!

0 papos de boteco: