19 de fevereiro de 2012

Estilos de cerveja

Existem várias as classificações para os tipos de cerveja que existem no mundo. E quase todos os dias, com o crescimento das cervejas artesanais, aparecem novos estilos e misturas. Para diferenciar os diferentes estilos de cervejas, utilizaremos a mais comum, pelo tipo de fermentação, formando assim dois grandes grupos: as Ale (cervejas de alta fermentação) e as Lager (cervejas de baixa fermentação). É claro que dentro de cada um destes grupos há muitos subgrupos, havendo mesmo algumas cervejas que não se encaixam em nenhum dos dois grupos acima, ou até mesmo nos dois grupos, então serão chamados de Outros Estilos.
Claro, há outros itens que permitem classificar as cervejas - alguns estudiosos e cervejeiros desconsideram estas classificações por serem regras de legislações locais para os fabricantes, mas que servem em certo ponto para diferenciar uma ou outra:
  1. a sua coloração (clara ou escura);
  2. o teor alcoólico (sem álcool, de baixo, médio ou alto teor alcoólico);
  3. o teor do extrato (fracas, normais, extras e fortes).
LAGER

American Dark Lager/All-Malt Lager
Dois estilos muito próximos, as All-Malt apenas utilizam malte na sua concepção, enquanto que as Dark Lager podem ter a junção de outros cereais.

American Lager
Não muito amarga, médio-baixo teor de álcool, pouco sabor e aroma. O mais importante é a produção em grande massa, cortando os cereais nobres como a cevada, malte e lúpulo e abusando do uso de milho e/ou do arroz.

Bock
É mais forte do que uma Lager, mais robusta, com uma maior presença de malte e mais escura. O volume de álcool varia entre 5,5% e 7,5%, sendo que o grande destaque é a sua suavidade.

Bohemian Pilsner
Caracteriza-se por ter uma cor amarela clara até dourada, bastante límpida e amarga - devido ao intenso uso de lúpulo - e com aroma e sabor entre frutado ou floral. Seca no paladar e extremamente refrescante, varia entre 4,5% e 5,5%.

California Common/Steam Beer
Lager 100% americana, produzida com um tipo especial de fermento que consegue melhores resultados a temperaturas mais mornas do que o habitual.

Classic German Pilsner/Pils
Dividem-se em dois grandes grupos: norte e sul. Do sul, estão próximas das pilsner da região da Boêmia (alto teor de lúpulo alemão e pouca presença de malte), enquanto as do norte são mais leves e secas, sendo semelhantes a uma Pale Lager.

Doppelbock/Double Bock
Uma Bock mais encorpada e rica, caracterizada por um intenso sabor a malte, que lhe dá um aroma e sabor mais adocicados, balanceando com o uso de lúpulo para dar um toque final amargo. Nível de álcool elevado, entre os 7% a 8%.

Dortmunder/Helles
Ambos são ligeiramente mais fortes do que uma tradicional lager (5% a 5,6%), têm boa presença de malte e destacam-se por evidenciarem um sabor de biscoitos. São leves e de fácil degustação, com amargor muito similar a uma Pilsner.

Dunkel
Estilo típico da Baviera, são cervejas suaves, ricas e complexas. Sabor e aroma pouco doce pelo malte e teor amargo médio-baixo, suficiente para contrabalançar. O lúpulo utilizado costuma ser de origem alemã e de boa qualidade. O volume alcoólico varia entre 4% e 6%.

Eisbock
O tipo mais forte de Bock. É obtido através da redução de temperatura de uma Doppelbock até começar a formar gelo. Remove-se o gelo e o resultado é uma cerveja com uma maior concentração de álcool. Esta técnica reflete no sabor, mais concentrado e rico em malte, necessário para equilibrar com o acentuado teor de álcool de 8%.

European Strong Lager
É um estilo bastante comum e que se encontra em franco crescimento. O efeito pretendido é obtido através do aumento da quantidade de malte utilizado e do álcool, o que, por outro lado, reduz a presença do lúpulo no aroma e no sabor.

Japanese Rice Lagers
Redução da utilização de cereais nobres em favor do arroz, estas cervejas são amarelo-claro, amargas devido ao lúpulo, aguadas e com um final seco. Em geral são baratas e de baixa qualidade.

Landbier/Zwickel/Keller
Três estilos relacionados, raros, antigos, únicos e típicos da Alemanha. Keller são cervejas não filtradas e não pasteurizadas, com sabor amargo graças ao elevado uso de lúpulo. Zwickel são mais suaves no sabor que as Keller (menor uso de lúpulo). Já a Landbier, além de ser filtrada, tem como maior qualidade um sabor de malte mais profundo. É de realçar que o gás destas três cervejas é natural, oriundo do processo de fermentação. Teor variando entre os 4% e os 7%.

Malt Liquor
Tipicamente americanas, são Lagers mais fortes e com mais álcool. Têm cor palha, por vezes âmbar, sabor aguado, muito por causa da utilização de açúcar, arroz e milho em detrimento do malte. O lúpulo é raramente utilizado. São cervejas extremamente fortes, que variam entre os 6% e os 9%.

Pale Lager
O estilo de cerveja mais popular e consumido no mundo, tendo como exemplo: Carlsberg, Heineken e Budweiser. A sua cor é amarela clara e muito transparente, com alto teor de gás e teor entre 4% e 6%. A presença de malte ou cevada é quase nula tanto no aroma quanto no sabor, havendo algumas notas de lúpulo que proporcionam um amargor leve e agradável.

Pilsner
Todas as marcas que não podem ser consideradas pilseners da Boémia ou germânica. É a cerveja comercial do Brasil (Ambev). São Lagers pálidas, amarelas e com presença de lúpulo ou no aroma ou no sabor, variando entre  4% e 5,5%.

Premium Lager
Estilo entre as Pale Lager comerciais e as Pilsener. Tem cor dourada ou tom de cobre e possui um forte aroma dado pelo malte e pelo lúpulo.

Rauchbier
É uma cerveja escura, cuja tonalidade é transmitida pelo malte, que sofre um processo de transformação ao ser colocado junto a lareiras para ficar com um sabor defumado (rauch é a palavra alemã para defumado). O uso deste ingrediente dá um sabor único, semelhante a carne defumada, com notas de especiarias.

Schwarzbier
Esta palavra alemã significa cerveja preta. Não tem nenhuma conotação com a cerveja ser encorpada, leve ou complexa. Desta forma, pela tendência de não depender tanto do malte, dá lugar ao sabor do lúpulo, não presente em outros estilos de cerveja escura, como a Porter ou a Stout.

Smoked
São feitas usando malte previamente defumado, o que dá as cervejas um carácter muito robusto e distinto. Se assemelham muito as Rauchbier.

Vienna
Estilo que leva o nome da cidade austríaca de origem desta cerveja. É uma bebida leve, com sabor e aroma de malte. Apesar da origem, cervejas mexicanas como Dos Equis são representantes deste estilo.

ALE

Altbier
Sabendo que alt significa velho (em alemão), este tipo de cerveja tem a capacidade para envelhecer durante mais tempo do que outros estilos. É bem balanceada e delicada, de cor castanha, com boa presença de frutas e grande equilíbrio entre malte e lúpulo.

Amber Ale
Termo muito genérico, podem variar desde produtos sem grande interesse e caramelizados, entre cervejas com uma boa quantidade e balanço entre malte e lúpulo.

American Pale Ale
Cervejas claras que vão desde o amarelo dourado até cor de cobre. O estilo desta cerveja é definido pelo lúpulo de origem americana que é usado, transmitindo um forte aroma bem como uma relativa acidez.

American Strong Ale
Estilo abrangente, que engloba uma grande quantidade de cervejas fortes com teor alcoólico superior a 7% e oriundas dos EUA. São cervejas fortes, com grande presença de malte, lúpulo e, obviamente, álcool.

Baltic Porter
Derivada das Porter inglesas e com influência nas Russian Imperial Stouts, foram criadas para exportação, especialmente para os países ao redor do Mar Báltico. É um estilo muito complexo, especialmente no sabor, com presença de chocolate e malte torrado, elaborado com lúpulo continental e malte de Viena ou de Munique. Apesar de tudo, não é uma cerveja muito pesada .

Belgian Ale
Neste estilo nada deve ser muito exagerado ou destacado: o equilíbrio entre os diversos elementos é a chave do sucesso. Podem ir de um amarelo dourado até cor de cobre, boa presença de frutas, malte e especiarias tanto no aroma como no sabor. Têm espuma branca, cremosa e não muito duradoura.

Brown Ale
São cervejas com bastante sabor e forte presença de lúpulo, similares as American Pale e American Amber Ales, diferindo destas por uma presença maior de caramelo e chocolate, que serve para equilibrar o lúpulo e o amargor final. A cor varia entre um castanho-avermelhado a castanho escuro e a espuma não é muito duradoura.

Cream Ale
São de aspecto claro e límpido, de corpo leve, forte presença de gás e com pouca ou nenhuma sensação de lúpulo quer no aroma ou no sabor, o que faz com que tenham uma acidez média a reduzida.

English Pale Ale
Curiosamente, este estilo é, em termos de designação, praticamente inexistente para os ingleses: uma English Pale Ale não passa de uma Bitter engarrafada.

Golden/Blonde Ale
É um estilo muito genérico e com muitas variações. Pouco malte e lúpulo, utilização de outros cereais menos nobres como arroz ou milho e um sabor e aroma muito neutrais. As versões britânicas possuem mais lúpulo e menos álcool que as norte-americanas, que em compensação são mais refrescantes e amargas.

Imperial/Double IPA
É ligeiramente mais escura que uma Indian Pale Ale (IPA), devido ao uso de malte em maiores quantidades, isso explicado pela necessidade de equilibrar a cerveja por sua alta quantidade de lúpulo. Como resultado, possui um sabor amargo e refrescante, que ajuda a encobrir o volume de álcool que pode variar entre os 7,5% e os 10%.

India Pale Ale (IPA)
Feita para sobreviver às longas viagens entre a Inglaterra e a Índia, as India Pale Ale têm uma adição de lúpulo, essencial para conservar a cerveja durante o tempo de viagem.  A cor deste estilo varia entre o amarelo dourado e o acobreado, sendo que o sabor é bastante intenso e refrescante.

Irish Red Ale
São cervejas suaves, equilibradas e leves. De início adocicado, segue na degustação o sabor típico do malte e termina com cereais torrados, o que lhe dá um final seco. Estas características podem ser acentuadas e, em consequência, adulteradas se a cerveja for servida muito gelada.

Kolsch
A designação Kolsch está protegida por lei e é exclusiva de pouco mais de 20 cervejarias localizadas à volta da cidade alemã de Colônia (em alemão, Köln). Servidas em copo chamado Stange, estas cervejas têm o sabor delicado e frutado que tende a oxidar com facilidade: por isso se recomenda consumir rapidamente após a compra. São feitas a partir do melhor lúpulo alemão (Hallertau, Tettnang, Spalt ou Hersbrucker).

Mild Ale
Ligeiramente maltada e com pouco sabor e aroma de lúpulo, estas cervejas são castanho-escuras e possuem pouco gás bem como pouca espuma.

Milk/Sweet Stout
Conhecido como Milk ou Cream devido a utilização de lactose como adoçante, é de cor bastante escura, extremamente doce e possui em seu sabor um toque de cereais torrados, dando semelhante impressão de beber um expresso açucarado. Produz uma espuma muito cremosa e duradoura, apesar da baixa presença de gás e álcool, que ronda os 4%

Northern English Brown Ale
Divididas em dois sub-estilos de acordo com áreas geográficas. Umas são mais secas e mais lupuladas que as outras. Possuem aparência que vai de âmbar escura a castanho-avermelhada, espuma pequena e pouco duradoura.

Oatmeal Stout
Variante da Sweet Stout, difere por ser menos doce e por utilizar aveia em detrimento a lactose. De cor muito escura, sabor de malte torrado e aveia, corpo espesso devido a este cereal, são cervejas bastante suaves e podem dar-nos a impressão de beber um chocolate quente ou mesmo um café. A sua taxa de álcool varia entre os 4,2% e os 5.9%.

Old Ale
Tipo de ale tradicional inglesa que passa por um processo de envelhecimento após a primeira fermentação (similar a Porter).

Scotch Ale
São fermentadas a temperaturas mais baixas do que a maior parte das ales e possuem um carácter maltado e com pouca presença de lúpulo. O álcool têm uma presença acentuada no sabor, o que ajuda a equilibrar Variam entre 6.5% a 8.5%.

Southern English Brown Ale
Ou London Style, são mais escuras e doces que as variantes do norte. Muitas vezes são confundidos ou englobados em outros tipos de cerveja. O sabor é bastante complexo, forte presença de malte e de frutos, apesar do volume alcoólico baixo: entre 2,8% e 4,2%

Traditional Ale
Estilo genérico, representa um olhar saudoso ao passado e um renascer das antigas técnicas de produção de cerveja.

Wood-Aged Beer
Trata-se de um estilo tradicional: guardam a cerveja por longo tempo em barris de carvalho ou em cascos de outro tipo de madeira. Independentemente da cerveja base, as características da madeira ou da bebida que tenha estado no barril devem se fazer presentes no aroma ou no sabor

OUTROS ESTILOS

Abbey Dubbel
É uma cerveja escura, muito rica em malte e medianamente alcoólica, já que não costumam ultrapassar os 9%. São cervejas feitas seguindo a tradição de abadias e mosteiros.

Abbey Tripel
A expressão Tripel ou Triple refere-se a utilização de aproximadamente três vezes mais malte do que uma cerveja trapista "simples". O volume de álcool oscila entre 8% e 12%. São cervejas muito bem equilibradas devido ao uso criterioso de lúpulo e de fermento.

Abt/Quadrupel
Cervejas de abadia ou trapistas extremamente fortes. As Abts são mais escuras e mais ricas, com forte presença de especiarias e frutos. Já as Quads são mais claras tendo, em geral, um sabor menos frutado e complexo. Em comum, possuem uma forte presença de malte e uma baixa presença de lúpulo. Teor alcoólico que ultrapassa os 10%.

American Wheat
Versão americanizada da Hefeweizen, cerveja leve com bom nível de gás e volumosa formação de espuma. Em termos alcoólicos, varia entre 4% e 7%.

Barley Wine
Cerveja frutada, por vezes doce, por vezes ácida. É, no entanto, sempre altamente alcoólica (entre 7% e 12%). Os aromas vão desde frutado até o acentuado do lúpulo. A maior parte pode ser conservada e envelhecida, como um bom vinho.

Belgian Strong Ale
Produzidas na Bélgica e têm alto teor de álcool, entre 7% e 12%. São cervejas complexas e muito saborosas. São igualmente bem equilibradas.

Belgian Witbier
Uma cerveja de estilo bem antigo, com mais de 400 anos de idade e que quase tinha desaparecido na década de 50. Bastante refrescante, característica transmitida pelo trigo e também pelos sabores de limão e casca de laranja que costumam apresentar. Quanto mais novas e menos manuseadas, melhor.

Berliner Weisse
Não é muito alcoólica, mas de acidez tão alta que é comum alguns produtores utilizarem xaropes de fruta ou outros adoçantes para cortar essa característica.

Bière de Champagne/Bière Brut
Estilo muito recente e interessante, que funciona como a ligação entre a cerveja e o champanhe. São sujeitas a longos processos de maturação e algumas chegam mesmo a ser envelhecidas em caves na região de Champagne, passando então pelo método de champenoise (processo em que o fermento é removido da garrafa). Alto teor de álcool, apresentam-se em garrafas idênticas às de champanhe, com rolha, arame e tudo mais.

Bière de Garde
Cerveja para guardar, é um estilo pouco comum. Possui um aroma maltado e um sabor ligeiramente doce e caramelizado devido ao malte, com alguns exemplares apresentando alguma acidez devido à presença do lúpulo. Possibilidade de encontrar alguns sabores de fruta. O volume alcoólico varia entre 6% e 8%.

Bitter
Reação das cervejarias a proliferação de produtos meramente comerciais. Na sua maioria, possuem um forte sabor amargo (curiosamente não transmitido pelo lúpulo, pouco intenso). O aroma tem tons frutados, bem como seu sabor, sendo que o volume de álcool costuma ser baixo (entre 3% e 5%) e pouco perceptível.

Black & Tan
Produtos misturados, antes do engarrafamento, de uma Ale escura com uma Ale mais clara ou mesmo com uma Lager

Chile Beer
Podem ser Ales ou Lagers as quais foram adicionadas um elemento picante, proveniente de pimentas ou malaguetas, sendo o mais comum ser fornecido pelos jalapenos (ingrediente da cozinha mexicana)

Cider
Processo de produção muito semelhante da sidra, feita de sumo de maçã fermentado. As inglesas são secas e frutadas, enquanto as da Normandia são mais doces. Possuem muito açúcar e aromas falsos.

Dunkelweizen
Variação escura das típicas cervejas de trigo alemãs. Normalmente, seu teor de álcool varia entre  4,8% e 5,6%. De carácter amargo e não muito encorpada. Estas cervejas podem criar algum resíduo, sendo aconselhável girar levemente a garrafa antes de servir.

Flemish Sour Ale
Possuem sabor ácido e, em geral, avinagrado, com álcool entre 4% e 8%, sendo que o seu forte sabor de vinagre e fruta é conferido por um fermento especial.

Fruit Beer
Ales ou Lagers feitas a partir de frutas. A cor, aroma, sabor e outras características variam de acordo com a fruta utilizada. Possuem baixo volume alcoólico e devem ser servidas bem geladas.

German Rye Beer/Roggenbier
Cerveja originária da cidade alemã de Regensburg, na Baviera, é uma variação luxuosa da Dunkelweizen, que utiliza malte de centeio (olha ai o famoso termo pão liquido). Álcool não é muito evidenciado, variando entre 4,5% e 6%.

German Hefeweizen
Cerveja de trigo (wheat beer ou weissbier) vinda do sul da Alemanha, com forte presença de frutos no aroma e sabor. O volume alcoólico por volta dos 5% a 7%, sendo que as Hefeweizen são bastante refrescantes apesar de não muito ácidas. O prefixo Hefe significa algo similar a com fermento.

German Kristallweizen
Uma Hefeweizen filtrada, mais clara e límpida, mais suave e com sabor e aroma mais atenuados.

Gose
Estilo predominantemente alemão, com antigas tradições na cidade de Leipzig, caracteriza-se por ser uma cerveja fresca, loura e opaca, feitas de trigo, não filtrada, extremamente refrescantes.

Happoshu
Bebida de malte altamente gaseificada, é habitualmente vendida em lata.

Ice Beer
A elaboração da Ice Beer implica baixar a temperatura da cerveja até começar a formação de cristais de gelo. Posteriormente, o líquido é filtrado. Como a água congela antes do álcool, o resultado é uma bebida com maior teor alcoólico.

Kvass
Elaborada a partir de cereais - centeio, cevada, trigo, etc - aos quais é habitual juntar-se açúcar ou frutos, é uma cerveja de baixo teor alcoólico (entre 0.5% e 2.5%).

Lambic-Faro
Mistura de Lambics, adicionando açúcar, tornando-se mais leve, doce e saborosa.

Lambic-Fruit
Este tipo de cerveja é muito peculiar. Inicialmente, são adicionadas frutas inteiras depois da fermentação espontânea ter começado. A fermentação é feita por fermentos e microrganismos que se encontram onde estas cervejas são produzidas (as fábricas se encontram na região de Bruxelas). Posteriormente, as Lambics são envelhecidas em barris de madeira por períodos que vão de um até três anos.

Lambic-Gueuze
É uma Lambic tradicional, feita a partir da mistura de Lambics novas com velhas, sem a adição de fruta. Na sua maioria são filtradas e algumas chegam a ser pasteurizadas. Após o engarrafamento, podem passar por um período de envelhecimento que chega até três anos.

Lambic-Unblended
Podemos considerá-las como as Lambics no seu estado mais puro. Raramente são comercializadas. Também são envelhecidas, para assim reduzir a sua acidez natural. Têm sabores próximos das cidras e do vinho branco, sendo quase nula a presença de lúpulo.

Low Alcohol
Cervejas sem álcool ou de baixo teor alcoólico; muito leves em aroma, sabor e corpo. A característica que as reúne sobre a mesma denominação é terem menos de 3%

Mead/Hidromel
As Mead não são consideradas cervejas por muitos críticos e estudiosos, apesar de também passarem por um processo de fermentação. De carácter forte e alcoólico, utilizam o mel para ajudar a fermentar e seu sabor é dado pela adição de frutos ou cereais.

Oktoberfest/Marzen
Estas cervejas eram produzidas para aguentarem o calor do verão sem perder as suas qualidades, sendo que para isso eram armazenadas em locais secos e frios. A presença do sabor do lúpulo é pequena. O álcool varia entre os 4% e os 7%.

Premium Bitter
Conhecidas por ESB (Extra Strong/Special Bitter), chegam a atingir 7%. A designação ESB é mais utilizada nos EUA, devido à influência da Fuller's ESB.

Porter
Muitas vezes confundidas com Stouts, as Porters têm personalidade única. No século XVIII, diziam que elas eram o resultado da mistura de três tipos de cerveja: uma Old Ale, uma New Ale e uma Weak One (Mild Ale). De cor escura e bastante maltadas, podem possuir um sabor e aroma doce, mesmo que não muito acentuado.

Pumpkin Ale
Existem muitas variações para este estilo. Há produtores que escolhem adicionar pedaços de abóbora à mistura, enquanto outros usam purê ou simplesmente aromas e essências. É também usual utilizarem outros sabores para condimentar estas cervejas, tais como: gengibre, cravo-da-Índia, canela, entre outras especiarias. Teor alcoólico em torno de 9%.

Rye Beer
Cervejas de centeio, tem predominância do sabor deste cereal nas suas características.

Sahti
Considerado um dos estilos mais antigos da Europa Ocidental, com raízes na Finlândia e tipicamente  caseira. O resultado final fica próximo das German Hefeweizens apesar da produção assemelhar-se as  Lambics belgas.

Saison
Típica cerveja caseira, as Saison eram produtos elaborados no inverno para consumo no verão. É um estilo complexo e de gosto não muito comercial. Possui aroma e sabor frutado (cítrico, em sua maioria), sendo que a adição de várias especiarias e ervas lhe dá um carácter meio-seco e ligeiramente ácido.

Spice/Herb/Vegetable
Neste grupo podemos incluir qualquer Lager ou Ale produzida a partir de ervas, especiarias ou vegetais, sendo que o produto adicionado costuma ser bem perceptível no aroma ou no sabor. Não aconselhado para aqueles que acreditam que a única boa cerveja é a "estupidamente gelada".

Stout
Um exemplo deste estilo: Guinness. A diferença poderá estar na cor, quantidade de lúpulo ou malte. Álcool de 4% a 7%

Dry Stout
Também denominado Irish Dry Stout. São cervejas mais leves e menos complexas que as Stouts, sendo fabricadas para serem consumidas em massa. Possuem uma forte presença de malte torrado e, em menor quantidade, de lúpulo, causando uma certa acidez ao sabor.

Foreign Stout
Uma versão mais forte e com mais lúpulo da clássica Guinness Extra Stout, produzida para suportar as longas viagens até as antigas colônias britânicas. Encontra-se entre as Stouts normais e as Imperial Stouts. São mais doces que uma Stout, entretanto menos robustas e complexas que uma Imperial, variando entre 6% e 8%.

Imperial Stout
Ou Russian Imperial Stouts, estas cervejas são consideradas como as rainhas das Stouts, entre 8% e 12%. Forte sabor de chocolate e de malte torrado, cor muito escura e grande complexidade.

Trappiste
As cervejas trapistas não são propriamente um estilo, mas cervejas que feitas de acordo com as restritas regras desta ordem religiosa dos monges. Em 1997, oito abadias trapistas fundaram a ITA (International Trappist Association), com o propósito de definir as regras do estilo e proteger o nome do uso abusivo por parte de outras marcas. Desde 2012, são 17 monastérios fazendo parte desta associação.

Weizenbock
Basicamente é uma Dunkelweizen mais forte (em teoria, tão forte como uma Bock), com boa presença de álcool e especiarias e, logicamente, maior sabor de malte, fator que contribui para a sua cor escura. Nos ingredientes, utiliza-se uma grande percentagem de trigo maltado, sendo o restante composto por malte de cevada. O volume de álcool varia entre 6,5% e 8%

Winter Warmer
Cerveja tipicamente de inverno, doce e maltada. A presença do lúpulo é leve, apesar de perceptível em determinados rótulos. O teor de álcool varia entre 6% e 8%.

0 papos de boteco: