19 de maio de 2017

Project Brasii

Project Brasii é um conceito diferenciado que aposta na elaboração de cervejas artesanais criadas especialmente para harmonizar com ingredientes de pratos conhecidos do Brasil e do mundo. Além disso, o projeto disponibiliza nos rótulos as receitas tanto da cerveja quanto dos pratos, para que o público compreenda as harmonizações. Cada rótulo leva o nome do prato harmonizado!
Uma grande experiência em harmonização é o que os fãs da gastronomia e das cervejas artesanais podem esperar do Project Brasii, um projeto de gastronomia capitaneado pelo chef, cervejeiro e sommelier Allan Cunha, de Curitiba. A ideia é lançar periodicamente uma nova criação, sempre para harmonizar com pratos consagrados da gastronomia mundial. Segundo Allan:
Nosso projeto consiste na inversão do usual processo de harmonização, buscando valorizar e firmar a cerveja como parte de uma grande refeição. Aliás, não apenas mais uma refeição. Mas uma experiência.
Uma das premissas é cada produção do Projeto Brasii contar com um ingrediente exclusivo e/ou diferenciado na composição das cervejas. As edições são únicas e assinadas por um chef e por um mestre cervejeiro. A produção se divide entre cervejas engarrafadas e barris de chope.
Foto: Divulgação
A primeira cerveja do projeto foi a Brasii Moqueca, lançada em novembro de 2016. É uma Saison elaborada com leveduras nacionais extraídas da flor do maracujá e da cana-de-açúcar, fornecidas com exclusividade pela empresa Bio4. A bebida tem final seco e é bastante carbonatada (oferecendo uma camada de textura para o molho do prato), características que a tornam um acompanhamento perfeito para moquecas feitas com peixe, leite de coco e azeite de dendê. A receita do prato foi desenvolvida pelo chef Paulino da Costa, belenense radicado em Curitiba e especialista em preparações de frutos do mar. O cervejeiro que assina a Brasii Moqueca é André Junqueira, da Morada Cia Etílica.
Foto: Divulgação
No mês de fevereiro, em São Paulo, foi lançada a Brasii Rollmops. É uma Lichtenhainer que utilizou como ingrediente exclusivo um malte especial, acidificado, fornecido pela Maltes Catarinenses, e batizado de Brasii (que em latim significa malte). A acidez do malte se destaca e há um sutil defumado que pode ser notado. É uma cerveja leve, porém encorpada, que reduz o fishy do rollmops, tornando a harmonização excepcional. Quem assina a receita típica dos bares curitibanos é o chef Mauro Péres. A levedura utilizada foi uma American Ale. Os cervejeiros responsáveis são Ronaldo Dutra e Vinícius Carpentieri, da cervejaria Unika, de Santa Catarina.
Foto: Divulgação

E já estão previstos outros lançamentos, como a Brasii Fried Chicken (uma Amber Ale em parceria com a cervejaria americana Against the Grain), a Brasii Pork Ribs (que utilizará uma levedura proveniente de uma cachaçaria em Morretes (litoral do Paraná) e será produzida na planta cervejeira da White Labs, maior laboratório de leveduras do mundo, na Califórnia e a Brasii Pato com Tucupi (com produção da Amazon Beer).

Fonte: ComunicaMAG

2 papos de boteco:

Jonathan Ferraz disse...

Bom dia Amigo,

Existe alguma loja virtual para comprar essas cervejas? Sou amante de cerveja artesanal e gastronomia, esse post é para mim...kkk

Excelente ideia, pois o aspirantes a cervejeiros aos pouco vou se educando com o rótulo

Parabéns pelo post

Claudio Solstice disse...

Olá Jonathan,
Obrigado pelo seu feedback. Eles tem um site http://www.brasii.com/ (que esqueci de colocar no post hehehe)

Abraços!