24 de dezembro de 2018

A polêmica do século em forma de cerveja

No ano de 2018 tivemos muitas polêmicas e tretas que geraram desavenças entre amigos e familiares, mas nenhuma é mais antiga que essa. E por ainda ser motivo de discussões, a cervejaria Treze, de São Paulo e a 2cabeças, do Rio, resolveram colocar a disputa na lata de cerveja para todos opinarem: afinal, é Biscoito ou Bolacha
Acho que antes de mais nada, é melhor explicar. As cervejarias citadas se juntaram e fizeram a base de uma Imperial Brown Ale com 8,8% de teor, e cada uma escolheu o que adicionar: a Bolacha leva cacau e a Biscoito, coco. 

Sendo assim, vamos falar da Bolacha. O Bruno Couto e o Eduardo Marques, da Treze, utilizaram extratos de baunilha e cacau, além de maltes de cevada e trigo. Com aparência em tons rubi e espuma bege de duração mediana, seu aroma remete as notas de caramelo, um leve tostado, além da baunilha presente. O cacau tem mais destaque no sabor. Em ambos se percebe as notas herbais dos lúpulos utilizados. Amargor presente, álcool intenso. Levemente licorosa, corpo intenso, final longo e seco, uma cerveja aconchegante.
 
Já o Bernardo Couto, da 2cabeças, na receita da Biscoito utilizou extratos de baunilha e coco, além de maltes de cevada e trigo igualmente utilizados na base anterior. A aparência apresentou um rubi mais presente, além da espuma levemente bege e de duração mediana. O aroma têm notas de caramelo e baunilha presente, enquanto o coco não não aparece tanto no sabor, apenas no retrogosto. O amargor ficou pouco abaixo da versão paulista, apesar da mesma presença de álcool intenso. O final é longo, corpo médio, não chega a ser licorosa mas é igualmente aconchegante.
E no final das contas? Ambas as cervejas são fantásticas, contudo... o correto é biscoito, mermão!

0 papos de boteco: