16 de agosto de 2019

Cervejas no pomar

Frutas e cervejas, a primeira vista, não parecem uma combinação gostosa. Especialmente para quem ainda não conhece os muitos estilos e suas variedades. Eu mesmo confesso que sempre tive um pé atrás com as fruit beers. Entretanto, existem muitos rótulos de outros estilos que utilizam frutas de forma muito interessante, e por isso resolvi confessar sobre 3 rótulos: Rabo de Águia, Don Lázaro Melon e Ribeirão Lager.
A cervejaria holandesa 4 Islands Brewing, tem seus rótulos inspirados nos dias que eles passaram nas praias do Brasil, e Don Lázaro Melon é uma German Weizen com 4.7% de ABV e adição de melão (quem lembra do personagem homônimo do Lima Duarte que após um acidente teve sua fala afetada e tinha um frase famosa: "Eu prefiro melão"?). A presença do melão deu um sabor mais frutado e um final menos seco, em contraponto ao estilo alemão tradicional.
Já a Rabo de Águia é uma Catharina Sour com adição de jabuticaba e cambuci, da cervejaria Tarantino. A lata foi um presente do meu grande amigo Gustavo Renha, e foi uma surpresa pelo dulçor da jabuticaba ficar tão bem inserido nessa cerveja de 4.5% de teor. A acidez do cambuci (que lembra o limão) combina perfeitamente dentro do estilo criado no sul do país.
E quando estava fechando esse texto, passei no mercado e vi que a Colorado lançou a Ribeirão Lager, uma Standard American Lager com adição de laranja. Tem 20 IBU e 4,5% ABV. A presença da fruta é muito sutil, deixando um pouco a desejar quanto ao que a cervejaria já criou no passado. Seria a presença da AMBEV ou apenas uma cerveja de baixo custo?
Convido a todos a confessarem outras cervejas com frutas que conheçam e quem sabe, ampliar as frutas deste pomar de cervejas?

0 papos de boteco: