21 de janeiro de 2014

O que eu espero da cerveja brasileira?

Ano novo, post novo! E aproveitando este clima de renovação, vou confessar para vocês o que eu espero da nossa cerveja neste ano de 2014. Mas não entenda cerveja apenas como o líquido. Você vai ver que minha lista de desejos é bem mais ampla que isso, ou como diria o Ira!: eu quero sempre mais...
Um brinde à cerveja brasileira (Foto: arquivo pessoal)
- Quero ver as pequenas cervejarias crescendo e mantendo sua qualidade. Que gerem muitos empregos, que movimentem a economia do local, que sejam cada vez mais uma opção de qualidade às cervejas produzidas por grandes cervejarias.

- Espero ver muitos cervejeiros caseiros realizando o sonho de crescer. E que novos cervejeiros caseiros surjam, para que os churrascos de família (e almoços e jantares e batizados e festas em geral) tenham uma cerveja de família. Nada se compara à sensação de beber com quem se ama a cerva feita com esforço no fogão de casa!

- Cerveja foi feita para aproximar as pessoas. Se você anda por aí fazendo inimigos por causa da cerveja... A culpa não é da cerveja, a culpa é sua, mermão! Quem dera a qualidade das cervejas fosse tão grande quanto os egos que eu tenho visto...

- Que a legislação brasileira favoreça os nano, micro, pequenos, médio cervejeiros. E para os grandes, eu desejo cada vez menos milho (uma cerveja de verdade não faz mal a ninguém...). Menos impostos, mais incentivos fiscais, mais agilidade de nosso querido MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Daí pra mais...

- Que nunca percamos o prazer de beber cerveja na companhia dos amigos. Toda opinião sobre o que se está bebendo será bem-vinda desde que solicitada. Não sejamos cervochatos, lugar de avaliar cerveja é em concurso de cerveja. No bar, na praia, em casa, no churrasco, entre um beijo e outro, o que realmente importa é quem está te acompanhando.

- Cerveja e comida combinam. Cerveja e comida combinam. CERVEJA E COMIDA COMBINAM!! Eu quero mais restaurantes e bares harmonizando bons pratos a boas cervejas. E você? (um beijo gostoso em todos os sommeliers do meu Brasil!).

- Que tal mais cursos sérios formando cervejeiros? E mais pessoas escrevendo sobre cerveja e divulgando a cultura cervejeira? O que acha de mais festivais de cerveja, mais brewpubs, mais cervejas importadas com preço justo, mais intercâmbio entre cervejarias? Cervejeiros do Brasil, uni-vos!

- Que possamos nos reinventar. As escolas clássicas são fontes de inspiração, são nortes. Não devem ser exclusivamente metas. Por que não aproveitar os ingredientes que nosso país tem e fazer algo inovador? Espero continuar tendo orgulho de beber cervejas brasileiras. Somos bons, somos criativos.

Cerveja é muito mais que uma simples bebida alcoólica. É tradição, cultura, fonte de renda e de orgulho. Um 2014 de muito sucesso para todos nós!

0 papos de boteco: