11 de janeiro de 2014

Cada lúpulo pode contar uma nova história

Em novembro, o pessoal do Have a Nice Beer (confira o novo site deles) inovou novamente em sua entrega. No lugar de dois rótulos de estilos distintos, trouxe quatro rótulos do mesmo estilo, contudo são totalmente diferentes. Como isso? Só mesmo o pessoal da Brewdog para provar que nem toda cerveja é igual. Vamos falar das IPAs Dana, Goldings, El Dorado e Waimea.
São quatro IPA Single Hop, o que significa que cada uma foi feita utilizando apenas um único lúpulo. Cada lúpulo vem de um país: o inglês East Kent Goldings, o norte-americano El Dorado, o neozelandês Waimea e da Eslovênia, Dana, um cruzamento entre algumas variedades do Leste Europeu. As quatro cervejas possuem 75 IBUs, 6,7% de teor, 3 maltes diferentes na composição e uma aparência laranja turva, com espuma fina e persistente. Além disso, final longo e amargor persistente são características comuns a todas elas.
Dana - notas cítricas e frutadas (pêssego) no aroma. Pouco encorpada, sabor tem frutado mais presente, além de notas picantes e condimentadas no retrogosto.
Goldings - maior presença de notas herbais no aroma, acompanhado de leve frutado. Sabor basicamente herbal.
Waimea - a mais cítrica das quatro. Tanto no aroma quanto sabor, presença marcante de laranja, lima e limão. Sensação refrescante ao final de cada gole.
El Dorado - notas frutadas (pera) no aroma e amargor mais intenso e presente durante toda a degustação.
Esta série foi batizada pelos irreverentes cervejeiros da Brewdog como IPA is dead, sempre com lúpulos diferentes a cada ano. Será que o estilo está morto mesmo? 

0 papos de boteco: