26 de janeiro de 2014

Weiss de Noel

O Prova Essa entregou no mês de dezembro uma cerveja com tema natalino e uma das grandes novidades artesanais, ou seja, um verdadeiro presente para seus associados. Vamos falar da belga St. Feuillien Cuvée de Nöel e da brasileira, agora envasada, Fraga Weiss.
Na Bélgica, em dezembro, a St. Feuillien Cuvée de Noël é uma tradição assim como Papai Noel. Esta Belgian Dark Strong Ale com 9% de teor tem aparência castanho escuro e uma espuma bege com boa carbonatação. No aroma, malte, nozes, passas e leves notas amadeiradas. O sabor é basicamente malte, levemente adocicada, contudo com amargor presente de forma suave no conjunto. Final longo.
Minha opinião sobre a Fraga Weiss, desde a primeira vez que provei, é a seguinte: é a melhor Weissbier artesanal do Brasil, sem discussão. Com 5,2%, segue as regras do estilo: aparência amarelo turva, boa formação de espuma branca, notas de cravo e banana no aroma, um leve cítrico em seu sabor, final seco e refrescante. O toque diferencial está no lúpulo acrescido em sua fórmula, acrescentando um amargor sutil, contudo muito interessante.

0 papos de boteco: