22 de agosto de 2014

Cervejas sem glúten

Bem, vamos falar do glúten e da cerveja. Como assim? Pessoas celíacas têm uma hipersensibilidade ao glúten, que pode ser resultado de uma alergia ou de intolerância. E, para muitos, o glúten virou o grande vilão da saúde, presente nos produtos, farinhas e derivados dos seguintes cereais: trigo, cevada, triticale, kamut, centeio e na aveia. Então, celíaco não pode beber cerveja, correto? 
Errado! Existem diversas cervejas glúten free (a quantidade varia de acordo com cada país), que partem usam outros extratos de malte no lugar da cevada. E para não perder no sabor pela troca da cevada, foi necessário muito estudo para melhorar a qualidade e manter esse compromisso. Vamos falar da espanhola Estrella Damm Daura e a belga/inglesa Green's Golden Ale.

A Green's Golden Ale é uma Belgian Blond Ale de aparência laranja para rubi, razoavelmente translúcida, boa formação de espuma. Com 4,5% de teor, seu aroma remete a pão e fermento, com notas herbais e leve caramelo. No sabor, presença mais adocicada, leves notas de menta e sensação que remete a hortelã. Corpo levíssimo, final curto, álcool imperceptível. Ao fim da degustação, apresentou um leve meio amanteigado no retrogosto.
Já a Estrella Damm Daura é uma Pilsen com 5,4% de teor e aparência amarelo ouro com uma leve espuma branca. Seu aroma tem leve presença de lúpulo, além poucas notas adocicadas de malte. Sabor refrescante, levemente adocicada. Final curto, corpo leve. Também foi possível perceber um leve metálico ao final da degustação.

0 papos de boteco: