13 de abril de 2015

Brasilidades da Baviera

Como estou no meio de mais uma mudança, acabei atrasando a confissão do Have a Nice Beer. Em março, eles entregaram duas cervejas que tem um pouquinho de Brasil e muito da Alemanha. Ou seria o contrário? São os rótulos da cervejaria curitibana Morada Cia. Etílica (que figurou com destaque na lista das 30 melhores cervejas disponíveis no mercado brasileiro da revista Forbes): Liquid Rio e Roggen Kölsh.
Roggen Kölsh é uma Kölsh (estilo de cerveja da cidade de Colônia, Alemanha) com 5% de teor alcoólico e produzida em parceria com a Das Bier. Sua aparência é amarelo ouro, com uma espuma branca, de corpo médio e boa duração. No aroma, possível perceber notas de centeio (utilizado em sua fabricação) e mel, além do frutado como pera e maçã. O seu sabor acompanha o aroma, com um leve acréscimo de condimentos. Amargor delicado, corpo médio baixo, final curto, bem balanceada.
Liquid Rio é uma Berliner Weisse, um estilo de Berlim, Alemanha, pouco difundido no Brasil, feita em parceria com o mestre cervejeiro da cervejaria americana Stillwater. Com 4%, esta cerveja é feita com trigo, cevada e aveia, além de passar por dois processos de fermentação: o alcoólico e o lático, com lactobacilos (quase como o yakult). E é claro, o pêssego. Essa mistura se transforma em uma cerveja ácida que chega a lembrar uma cidra. Sua aparência é amarelo claro, translúcida, com uma espuma quase nula. Seu aroma e sabor são basicamente de pêssego e pouco perceptíveis notas de pão. Acidez bem presente, levemente doce, amargor quase nulo, corpo baixo e final curto.

0 papos de boteco: