11 de maio de 2015

Le Roi Est Mort, Vive Le Roi!

O Rei está morto. Longa vida ao Rei! é a proclamação tradicional feita na sequência da subida ao trono de um novo monarca e foi usada pela primeira vez na coroação de Carlos VII da França, em 1422. De lá pra cá poucas monarquias seguem existindo. A frase cai bem, não apenas por serem cervejas da França entregues pelo Have a Nice Beer, como também ter sido o último mês da marca, que agora se chamará WBeer. Contudo, vamos voltar à França e as cervejas de abril da Brasserie de Saint Sylvestre: são elas 3 Monts e Gavroche.
3 Monts é uma Bière de Garde com 8,5% de teor. Sua aparência é dourada, translúcida, com espuma branca bem encorpada e de boa duração. No aroma é possível sentir notas cítricas, de cereais e uma leve presença de cominho. No sabor é possível experimentar notas frutadas, além de um amargor mediano e álcool bem presente no retrogosto. Final e corpo médios, drinkability razoável.
Gavroche também é uma  Bière de Garde com os mesmos 8,5%. Seu rótulo é inspirado no personagem homônimo de Victor Hugo para o livro Les Misérables. Sua aparência é em tons de rubi, de leve opacidade e uma espuma branca de boa duração. O aroma tem presença marcante de maltes, notas amadeiradas, um leve toque de cacau, além de cereja e frutas vermelhas. O álcool é muito marcante no aroma. Já o sabor é marcado de forma mais suave nas notas de frutas vermelhas e cacau, com destaque para o dulçor do malte. Baixo amargor, corpo e final médios, alta carbonatação.
O Have a Nice Beer foi um clube pioneiro e me lembro quando conheci o Rafael, um dos sócios, em um evento no Leblon. Agradeci por ter arriscado em uma ideia que provou ser um caminho de sucesso. Foram adquiridos pela Wine, que optou por fazer a troca do branding para unificar seu produto. Agora em maio teremos cervejas entregues pelo Clube WBeer e vamos ver quais as novidades e mudanças além da marca. 

Ao HNB, obrigado por ter sido o primeiro. E agora, vida longa ao novo clube!

0 papos de boteco: