27 de maio de 2015

Interfood convida embaixador da Sierra Nevada ao Brasil

Na última quarta, dia 20/05, o Confesso que Bebi foi convidado pela importadora paulista Interfood para apresentar-se como a importadora oficial da Sierra Nevada, dos EUA para o Brasil, e também um bate papo com Steve Grossman, embaixador da cervejaria, e Steve Margetts, diretor de vendas, no Lorenzo Bistrô, no Jardim Botânico. 
A conversa, muito descontraída e regada as cervejas Pale AleTorpedo Extra IPA e Bigfoot Ale 2015, girou em torno não apenas da história da Sierra Nevada, mas como cada um dos três rótulos que degustamos surgiu, do cuidado da cervejaria com o meio ambiente e seus avanços tecnológicos, sobre as cervejas brasileiras artesanais que eles já conhecem e gostaram, dos projetos em andamento (como rótulos em parceria com a Alemanha), e principalmente as expectativas da dupla em relação ao mercado brasileiro e qual a importância na escolha do importador para o transporte e os cuidados com o produto. Foi importante ver que o objetivo da Sierra Nevada não é apenas entrar no mercado, e sim ser parte do mercado que eles entendem ser alvo para sua cerveja. E em breve, saber de muita coisa boa produzida que chegará ao Brasil.
Steve Grossman ouvindo a pergunta do sommelier Gil Lebre, do A Perua da Cerveja
Confessando agora as cervejas do jantar, a Sierra Nevada Pale Ale é o carro chefe da cervejaria. Com a mesma receita desde 1980, esta American Pale Ale de cor dourada, 5,6% de álcool e 38 IBUs é aromática, com presença de cítricos como grapefruit, limão e laranja, mas sem ser doce. De corpo leve e boa carbonatação, é produzida basicamente com o lúpulo Cascade, mas também tem Perle. Apesar do bom amargor, não passa por dry hopping. O melhor comentário do Steve sobre ela:
Agora, imaginem a reação das pessoas em 1980, ao beberem quando nada tinha amargor!
Já a Torpedo Extra IPA não era uma novidade para mim (a primeira vez com ela foi em 2013), mudando apenas o quanto a cerveja estava mais fresca, graças aos cuidados com o transporte. O interessante dessa IPA é esse aroma frutado com um amargor na medida, que não prejudica a drinkability. Com 65 IBUs e 7,2% de teor, seu sabor é equilibrado, com um levíssimo caramelo no retrogosto, além da presença marcante dos 3 lúpulos utilizados: Magnun, Crystal e Citra.

A novidade da noite foi a Barley Wine de 2015, BigFoot Ale. Destaque para a suavidade desta cerveja, com aromas delicados de madeira e 9,6% de teor. De aparência avermelhada escura, quase rubi, tem seu sabor com notas de pinho, caramelo e madeira. Equilibrada e encorpada, flutuando entre o amargor persistente e adocicado dos maltes. 
Além dos 3 rótulos degustados, também chegou pela importadora a Narwhal Imperial Stout. Contudo, para degustar este rótulo será necessário ir a sampa: todas as caixas foram vendidas e não sobrou nada para as lojas e bares do Rio de Janeiro. 

0 papos de boteco: