13 de julho de 2015

Ganso das cervejas de ouro

O ganso está na área! Não estou falando do jogador de futebol, mas da cervejaria americana Goose Island, que começou a ser distribuída no Brasil. A cervejaria faz parte do grupo Anheuser-Busch InBev (mais conhecido como Ambev). O Confesso que Bebi foi convidado para o evento na última quinta, 09/07, no Botto Bar, com a presença dos mestres cervejeiros Mike Siegel e Keith Gabbett, e a presença do Zé Felipe Carneiro, da cervejaria Wäls, para um bate-papo animado, regado com Goose IPA e Honkers Ale.
Sobre a cervejaria, Goose Island foi fundada em 1988 na cidade de Chicago e hoje é uma das mais importantes do cenário norte-americano, além de ser parte do roteiro cultural da cidade. A missão deles é clara e simples:
Não precisamos ser a única cerveja que você bebe. Nós só queremos ser a melhor cerveja que você bebe.
O papo não foi tão informal, devido ao tamanho da apresentação, que contava tradução simultânea e diversos vídeos e imagens sobre a cervejaria (inclusive do presidente Obama). Muitas das perguntas foram voltadas para saber dos processos e técnicas utilizados em cada uma das cervejas apresentadas. Uma grande parte da apresentação era sobre as Vintage Ales, receitas belgas cujos nomes são de mulheres e utilizam frutas em suas fórmulas (morango, amora, maça, entre outras), assim como o tempo de maturação, desde no mínimo 6 meses chegando até aos 18 meses, dependendo do rótulo. Também responderam perguntas sobre as desejadas Bourbon County, prometendo que serão vendidas por aqui em breve. 
No final, o papo esquentou com as perguntas sobre a aquisição pela AB Inbev e o que aconteceu após a venda: saída de funcionários, se existe interferência nos processos e receitas, questões sobre pontos de venda e o transporte das cervejas para o Brasil. Todas essas perguntas foram respondidas sem filtro, tornando o resultado do encontro muito melhor do que se poderia imaginar. Senti falta apenas da série 312 Urban: nenhuma menção sobre os rótulos durante o evento.
Chegou a hora de confessar sobre as cervejas que já estão a venda no Brasil. O primeiro rótulo é a cerveja de ouro deles, a multi premiada Goose IPA, onde sua receita leva um mix de lúpulos americanos e tradicionais lúpulos ingleses: Pilgrim, Styrian Golding Celeia, Cascade e Centennial. Com 5,9% de álcool e IBU 55, tem sua aparência muito translúcida, de coloração castanho e espuma mediana de boa duração. O aroma e sabor são basicamente cítricos, com um leve caramelo no retrogosto. Muito balanceada, final longo, seca, excelente amargor.
Já a Honkers Ale é uma autêntica English Bitter com influência da escola americana. Com 4,3% de teor e 30 de IBU, sua aparência é rubi, com uma espuma branca duradoura. O aroma de malte contrasta com as notas florais dos lúpulos utilizados. Sabor levemente frutado, com um certo toque apimentado. Corpo leve, final médio, refrescante. 
Importante frisar que as cervejas chegaram muito frescas, sem off flavor. E as novidades? Uma receita colaborativa entre a Wäls e a Goose Island. De acordo com Zé Felipe Carneiro, será uma Dark Trippel com castanha de baru, banana-passa e açúcar mascavo, maturada em barris de carvalho francês que previamente continham cachaça Salinas. Serão brasados 2000 litros de cerveja.
Zé Felipe Carneiro, da Wäls, durante o evento.
E ao final do papo, mais cerveja e o bom blues da Cozinha Etílica. Confira o vídeo aqui:

0 papos de boteco: