24 de julho de 2016

Confesso pelo Mundo: Cidade do México

No início de junho estive no México a trabalho, e por conta da correria não consegui seguir nenhuma dica enviada pelos meus amigos cervejeiros caseiros. Contudo, o pessoal daqui do escritório contou da minha paixão por cervejas para os mexicanos, que me presentearam com dois rótulos da cervejaria artesanal Allende: Golden Ale e Agave Lager.
A Golden Ale tem 4,5% de teor e sua aparência é laranja, translúcida e límpida, com uma espuma branca de boa formação. No aroma, notas florais bem acentuadas, além de pêssego e notas herbáceas do lúpulo, Contudo, o sabor retém alguma presença frutada, ofuscada pelo amargor adstringente. Não poderia afirmar que é uma cerveja balanceada. Não sei se o fator viagem afetou a viagem, pois as duas garrafas tinham o aftertaste de cerveja velha. Corpo leve e final médio.
Já a Agave Lager tem 4,2% de teor e 15 IBU's. Tem esse nome pois a sua fórmula tem agave cozido, que pare quem não sabe, é uma planta mexicana usada tradicionalmente na preparação de tequila. De aparência alaranjada, ela é translucida e possui uma espuma leve de baixa duração. Seu aroma é adocicado, com notas de lichia e pêssego, além de um leve defumado. Já o sabor conta com uma presença adocicada e um leve defumado, possivelmente do agave, além de um amargor suave. Corpo leve, refrescante, equilibrada e suave: perfeita para acompanhar a cozinha condimentada do México.
E conforme havia prometido, vou escrever o que achei delas em espanhol para que os amigos da Cidade do México possam ler sem Google Translate.

La cerveza Golden Ale tiene 4,5% de grado alcohólico y su aspecto es de color naranja, translúcida y clara, con una espuma blanca de una buena formación. El aroma posee notas florales pronunciadas, así como melocotón y saltos de notas herbáceas, sin embargo, conserva alguna presencia del sabor frutado, eclipsado por la amargura astringente. No podría decir que se trata de una cerveza equilibrada. No sé si el factor de viajes afectó las dos botellas, ya que tenían el sabor de una cerveza antigua. Cuerpo y final medios.
Ya la Agave Lager tiene 4,2% de grado alcohólico y 15 IBUs. Tiene este nombre debido a su fórmula, que tiene el agave cocido. Para detener a aquellos que no lo saben, agave es una planta mexicana tradicionalmente utilizada en la elaboración de tequila. Su apariencia es de color naranja, translúcida y tiene una espuma baja de duración ligera. Ya su aroma es dulce, con notas de melocotón y lichi, además de un ligero ahumado. Pero el sabor tiene una presencia dulce y ahumada, posiblemente a partir del agave, y un amargor suave. Cuerpo leve, refrescante, equilibrada y suave: perfecta para acompañar la cocina picante de México.

0 papos de boteco: