13 de abril de 2017

Social Wieninger, Gastro Beer e Festival Cervejeiro Carioca

Amigos confessos,

Sexta, sábado e domingo passados estive presente em um novo restaurante especializado em comida alemã e em dois grandes eventos cervejeiros aqui no Rio. Vamos às avaliações e o que bebi por aí.

O Social Wieninger foi inaugurado recentemente na Cidade Nova e apresenta ótimos pratos da cozinha alemã, além da opção de pratos montados ao gosto do freguês. Almocei por lá um delicioso grelhado de carne de porco preparado com sementes de abóbora, acompanhado de salada de batata e rabanete, tudo muito bem temperado.

Para degustar, pedi a régua da casa que vem com três pequenas tulipas de 100 ml contendo os líquidos presentes nas torneiras:

Wieninger Weiss: Uma weissbier com 4.9% ABV e bem refrescante com aromas picantes frutados, remanescente de banana e pêssego, mostrando o conhecimento desenvolvido por mais de 400 anos.

Teisendorfer Hell: É uma lager bastante saborosa e que tem um discreto amargor. Apresenta 5% ABV.

Ruperti Pils: Como o próprio cardápio da casa menciona, a cerveja favorita dos cervejeiros e a minha também! Uma pilsen muito bacana com amargor moderado proporcionados pelos lúpulos da região de Hollertau na Bavária e um aroma floral bem intenso que traz muito prazer a cada golada. Ela também tem 5% de álcool. Quando forem lá não deixem de prová-la!
Ruperti Pils
No sábado, como de costume, fui para a Gastro Beer na Quinta da Boa Vista, evento que considero o melhor e mais bem organizado de todos esses que rolam pela cidade. Além da facilidade de acesso e beleza natural do local, a organização tem investido constantemente em novas cervejarias e, no último sábado, ainda tivemos a presença de algumas cervejarias do Rio que faturaram algumas medalhas no Festival Brasileiro da Cerveja que rolou em março na capital brasileira da cerveja, Blumenau.
Quinta da Boa Vista
Vamos ao confessionário:

Fuzuê: A American Pale Ale da Cervejaria 4 Estações traz um sabor delicioso e equilibrado tanto no amargor como nos aromas frutados. Com seus 6.1% ABV e 36 IBU, sua degustação é fácil e saborosa.

A English Pale Ale da Capapreta ganhou medalha de ouro em Blumenau na categoria de Ale Styles. Repleta dos mais tradicionais lúpulos e maltes especiais ingleses, é uma ótima cerveja e muito refrescante!
English Pale Ale da Capapreta
Brothers: Mais uma que ganhou medalha de ouro na categoria Blond Ale em Blumenau, esta ótima cerveja da Gaspar Family Brew é suave e levemente adocicada sem ser enjoativa. Com seus 6.4% ABV 25 IBU, é uma excelente opção para quem está começando no mundo das cervejas. Ela estava sendo oferecida em lata, como podemos ver na foto abaixo.
Brothers
Frida: A India Pale Ale da Monbar Cervejaria é uma cerveja equilibrada apesar dos seus 7% ABV 60 IBU. Os números podem até assustar, mas seu amargor é médio e não sentimos tanto a presença do álcool. 

Scarlet:  A India Pale Ale-Red da Angels & Devils tem uma pegada mais suave do que a anterior, com 6.5% ABV  e 50 IBU. O que me chamou a atenção foi a sua coloração bastante avermelhada que se assemelhou num primeiro momento a uma Red Ale. Contudo, ela é fiel ao estilo e bem bacana!

A American Pale Ale da Cervejaria Primata tem um teor alcoólico de 6.9%. Achei seu sabor muito herbal o que atrapalhou um pouco sentir o sabor. Além disso, poderia ter um aroma mais intenso como pede o estilo.
APA da Primata

E para fechar minhas degustações na Gastro Beer, a Virtuosa, mais uma da Cervejaria 4 Estações. Ela é uma India Pale Ale-Red (mais uma!) com uma combinação bastante saborosa de amargor e dulçor.

Domingo à noite fui prestigiar o Festival Cervejeiro Carioca que rolou na Casa da Polônia em Laranjeiras, local que também abrigou a mais recente edição da Carioquíssima. Com uma boa infra de barracas para todos os gostos, sejam nas comidas, roupas, artesanato e música, o festival me surpreendeu positivamente. Segue o meu confessionário:

Ibérica: A Munich Helles da Cervejaria Condessa 5.3% ABV e 21 IBU, maltada e bem leve, ideal para quem está começando a beber cerveja de verdade.

Cerveja DR: A Witbier da  BierTeria 4.6% ABV 10 IBU, fiel ao estilo, aromática e suavemente adocicada.

APA Mundi: A American Pale Ale da RadicAle 5.5% ABV 36 IBU, bastante saborosa e com um amargor bem presente apesar dos valores discretos de amargor.

Dry Stout: A stout da Matum Bier 4.6% ABV que me surpreendeu positivamente pela presença do estilo, um pouco ausente nos eventos cervejeiros cariocas. Seria bacana que as Dry Stouts estivessem mais disponíveis ao público justamente para desmistificar a ideia de que cerveja escura é doce e/ou forte. 

Na semana santa estarei em Miguel Pereira acompanhando o Festival Serra Beer. Na volta escrevo por aqui confessando o que bebi por lá!

Slàinte!

0 papos de boteco: