18 de dezembro de 2023

Brassagem do Suco da Confusão (2023)

Chegou novembro e a hora de fazer pela quarta vez aquela cerveja para agradecer a espiritualidade. Em um ano com tantos acontecimentos que pareceram cinco, eis que voltamos a fazer mais 140 litros do Suco da Confusão, na versão 2023! Afinal, a malandragem é saber mudar e melhorar sem bater de frente.

Vamos falar das diferenças desse ano! O Suco da Confusão segue sendo uma Session IPA, contudo o lúpulo Ella agora só faz parte da primeira parte da brassagem. O dry hopping teve acompanhamento de outro lúpulo australiano, o Eclipse. Apesar de ter pensado em voltar para a levedura de West  Ipa, fui surpreendido pelo Bruno Antunes em manter a London Ale Levteck, além de ajustar um pouco mais as quantidades de malte. Com isso, passamos de 4,8% de ABV para 5,5% de ABV (para minha alegria) e o IBU subiu para 38.
Apesar das mudanças, a aparência manteve-se próxima do ano passado. Contudo, o corpo mudou um pouco: aparentemente juicy, ela ficou muito leve e com excelente drinkability.
A brassagem teve 75% de aproveitamento, gerando um lote total de aproximadamente 140 litros. Seguimos usando 1 kg de lúpulo (250g de Ella e 750g de Eclipse), aumentando muito mais o amargor e mantendo as notas aromáticas de frutas amarelas e com o toque de anis mais presente, além de um hazy interessante no primeiro gole.
O Suco da Confusão já está a venda no Espaço 09 - Coletivo Gastronômico Artesanal, que fica na Rua Farme de Amoedo, 43 - Ipanema, Rio de Janeiro! E eu fui avisado para manter essa Session IPA por mais 3 anos, para aí sim buscar uma nova receitar por mais sete! 
 
Como sempre, só posso agradecer a espiritualidade e ao povo da malandragem por me ensinar a como me manter em pé, apesar de tanta pernada por aí. Salve a malandragem!

0 papos de boteco: