26 de agosto de 2025

Luar e cervejas do sertão

Quando se tem pessoas queridas, elas te trazem mimos de viagem. Nesse caso, ganhei de presente da minha namorada, que esteve passando uns dias no serão da Bahia, algo que eu e ela amamos: cervejas! São dois rótulos da Gravetero, que faz parte da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá. São cervejas que levam os sabores da região: Maratinga Cerveja de Umbu.

Maratinga é uma Fruit Beer (e quem me conhece sabe que não é um dos estilos que mais gosto) que leva o maracujá da caatinga em sua receita. Esse maracujá é um pouco mais ácido que o maracujá aqui do sudeste. Sua aparência é clara e dourada, com uma espuma bem volumosa e persistente. Amargor baixo, com apenas 4,8% e 10 IBU, o aroma e sabor desse maracujá estão bem presentes, mas o retrogosto é leve e suave.

Já a Cerveja de Umbu é uma Saison Farmouse Ale com 6,9% de ABV e 23 de IBU. Sua aparência é turva, um leve amarelo com tons de cobre, espuma fina de pequenas bolhas. Cremosa, o aroma de umbu se faz presente a todo momento. Média carbonatação, uma acidez, pouco cítrico e notas amadeiradas com um final longo fazem essa cerveja uma escolha sensacional para qualquer ocasião. Acabei amassando a lata antes de tirar a foto, ficou péssima rs!

Parafraseando a música: não há ó gente, ó não, luar e cervejas como as do sertão!

0 papos de boteco: