1 de setembro de 2025

Bebendo em Vassouras

Aproveitei um final de semana para visitar Vassouras, uma cidade muito bacana no centro-sul do Rio de Janeiro. E nessa viagem, aproveitei para beber alguns rótulos da Ferdinander, uma cervejaria da região (município próximo: Engenheiro Paulo de Frontin).

A primeira foi a Schwarz Lager, uma Shawarzbier com 4,4% de ABV. O estilo alemão se refere a uma cerveja lager escura com cor preta oriunda de seus maltes torrados, contrastando essa aparência do malte torrado com uma cerveja de paladar leve e suave, além de amargor sutil com 12 IBU. Notas frutadas e leve amadeirado.

Já a Maracujá Pale Ale é uma Pale Ale clássica com infusão de maracujá, aumentando assim as notas cítricas e amarelas em seu sabor e aroma. Apesar do teor de 5,6%, essa cerveja levemente turva é muito refrescante e leve. Tem IBU de 40, com um amargor ideal

E também provei a APA da casa, uma American Pale Ale (a base da cerveja de maracujá), cujo uso dos lúpulos americanos se intensifica no aroma, com notas cítricas muito presentes. Maior amargor e corpo médio, essa cerveja é por si só um clássico da cervejaria.

Ainda aproveitei para beber novamente a Pilsner deles, essa em garrafa. Lúpulo alemão, puro malte e levedura, sem adjuntos, não filtrada. Com 4,4% ABV e 12 IBU, ela é para beber no almoço, jantar, lanche, madrugada, ou seja, sempre que puder!


Visitar outras cidades sempre é uma oportunidade de provar cervejas locais (ou de cidades vizinhas), ampliando assim o passeio e dando novas cores à sua viagem! Saúde!  

0 papos de boteco: