15 de novembro de 2011

Beerjack Hideout

Promessa paga. Em outro post falei que conheci o Beerjack, um bar com bela carta de cervejas em Botafogo, graças ao aniversário da Ericat, que abriu a noite com belga Lucifer, da Het Anker, 8% Golden Strong Ale!

Resolvi aproveitar uma carta de cervejas de mais de 200 títulos que apenas uma não estava disponível (já eram 3 da matina quando pedi). Ou seja, o lugar atende e tem o que promete. Além do excelente atendimento e conhecimento do assunto: Gustavo atende bem e sabe tudo do mundo do lúpulo e do malte.

Comecei a noite na terra dos nossos hermanos argentinos com a cerveja Otro Mundo. Pedi a strong red ale (a única da casa), que surpreendeu. 7,5% de muito sabor com toque leve e agradável. Não podemos mais dizer que eles são apenas chorizo, Maradona, Messi e Quilmes.
Em seguida procurei pelo fim da guerra das Malvinas e encontrei a comercial Fuller's London Pride. 4,7% de uma Ale Premium Clássica, é a mais vendida na terra da Rainha. Muitos sabores de lúpulos e baixo teor de álcool completam com uma cerveja encorpada, feita para beber antes do derby de domingo.
Entre provas de outros títulos que os amigos e conhecidos pediam (uma que me foge o nome era uma cerveja de café com sabor MUITO forte) e conhecendo a casa, a inglesa Wychwood Hobgoblin despertou meu lado nerd para degustar está cerveja. Automaticamente chamada de "Cerveja dos Orcs" por mim, entendi que acertei, por se tratar de uma cerveja forte, com leve sabor frutado no final e cor de cobre/vermelho.
Bélgica querida começou a ser representada pela Gouden Carolus Hopsinjoor. 8% no melhor padrão das Belgian Ale. A história da cerveja é bem interessante e um pouco bizarra: o seu criador passava o dia fazendo cerveja e bebendo. Chegava em casa bebado e batia na mulher. E toda vez que isso acontecia, os vizinhos iam lá e batiam nele de volta. A cerveja, amarelo-ouro,  mantém sua espuma alta no copo até o final, sem perder o sabor levemente amargo. Detalhe para o aroma forte do lúpulo, bem acentuado, deixando os fãs felizes. Uma das melhores da Het Anker.
Nesta hora, eu, Leo (marido da Ericat) e MA (meu parceiro na sociedade - enquanto clientes - do Have a Nice Beer) pedimos dois rótulos da Brewdog: Tokyo (a qualidade da cerveja merece um post especial só dela) e a Paradox Isle of Arran, que será citada agora. Estamos falando de Brewdog, então começamos já falando de muito sabor. Esta Stout de 10% foi envelhecida em barril de carvalho puro, primeiro usado para amadurecer o Bourbon americano, enviado pelo Atlântico e levado para a produção do whisky Isle of Arran, um legítimo escocês. Depois disso ele é preenchido de Paradox, deixando o sabor do whisky com a cerveja, fazendo toda a diferença. Exatamente por isso deve ser servido em copo de conhaque, e não tão gelado (de 13° a 15°). Como toda boa stout, uma cerveja preta intensa, com espuma densa creme, traz com a maturação o sabor do whisky e o toque amadeirado, muito comum em excelentes vinhos. Um brinde aos amantes do verdadeiro malte escocês e de uma boa cerveja.
Para fechar a noite, a belga trapiche La Trappe Tripel, uma das melhores cervejas do planeta, dispensa muitas apresentações. Cor de mel, lúpulo presente e o doce amargor das trapistas. Quando chegar em Amsterdã ou Bruxelas, esta será a cerveja do meu almoço em um "pé-sujo" europeu.
E no outro dia? Zero ressaca, como se nada tivesse acontecido. Obrigado ao pessoal do Beerjack!

1 papos de boteco:

Capitão BeerJack disse...

Ficamos felizes, marujo! Muito felizes que nossa nau tenha causado tanta boa impressão e que nosso atendimento tenha sido elogiado. Isso significa que estamos trabalhando cada vez mais e melhor! Esperamos vê-lo outras vezes pelo convés, tomando as melhores cervejas em companhia dos melhores amigos! Ahoy! P-)