6 de abril de 2013

Bavik Petrus para você e para mim

Este ano de 2013 está bem agitado. E com isso, fiquei um pouco sem tempo e, ao parar para juntar minhas anotações, percebi que escrevi mas não postei sobre as cervejas de janeiro do Have a Nice Beer. E são duas cervejas sensacionais! Então deixa eu corrigir este lapso e confessar sobre as belgas da cervejaria Bavik: Petrus Speciale e Petrus Oud Bruin.
A cervejaria Bavik foi fundada em 1894, na região de Flanders Ocidental, a partir da iniciativa do fazendeiro Adolphe de Brabandere em vender a cerveja que fazia e consumia sozinho. Um cara legal, não acham?
A Petrus Speciale é uma Belgian Ale de baixo teor alcoólico (5,5%), de aparência âmbar para alaranjado e um belo creme branco, bem carbonatada. Receita antiga da família de Brabandere, em seu aroma percebe-se notas herbais, maltes e um leve caramelo. Bem balanceada, com gosto seco e levemente maltado no fundo. Final longo, leve amargor e excelente drinkability
Antes de provar a Petrus Oud Bruin, conversei com o Fabrício Santos (do excelente site FullPintBR) sobre o estilo Oud Bruin/Flanders Brown Ale e sua opinião foi direta:
Oud Bruin é a minha casa!
Partindo de um recomendação dessas, servi prontamente a cerveja. Sua aparência é escura (afinal, Oud Bruin significa algo como velha marrom) com uma bela espuma bege, levemente densa. No aroma, um maltado e leve caramelo logo aparecem, seguidos de notas herbais e um leve azedo. No sabor, o destaque fica para um adocicado que contradiz com o after taste amargo, bem destacado. Também é possível perceber notas no paladar de algumas frutas vermelhas, como amora, ameixa, passas e cereja. Final longo em uma cerveja bem refrescante e não agressiva, com apenas 5,5% de álcool.

0 papos de boteco: