17 de outubro de 2013

Confesso pelo mundo: Doemens Akademie, Munique

Confesso que Bebi visitou a centenária Doemens Akademie em Munique. Difícil descrever o que senti ao visitar, mas vou tentar... Como me senti bem lá!!!
Eu e alguns amigos do Brasil fomos recebidos com muito carinho pelo diretor da instituição, Dr. Wolfgang. Conversando sobre a escola, ele nos mostrou alguns dados interessantes como a criação de uma extensão da Doemens na China em 1985 e posteriormente no Brasil, em 1990. Ainda há poucas mulheres estudando lá (pena as aulas serem ministradas em alemão, quase me candidatei a uma vaga).
Sala de brassagem
Tanques de fermentação horizontais
Além dos consagrados cursos oferecidos, entre eles os de mestre cervejeiro e o de sommelier de cerveja, a escola promove seminários em parceria com empresas de bebidas, não só em sua sede, mas também junto às próprias empresas. A Coca-Cola é disparada a sua maior parceira: 65% da atenção da Doemens está voltada para bebidas em geral, incluindo refrigerantes.
Fachada da Doemens Akademie
Ao visitar a planta da cervejaria, pensei imediatamente no SENAI Vassouras! Ambas têm muito em comum: a sala de brassagem possui os mesmos equipamentos, com as mesmas dimensões e os tanques de fermentação aberta são rigorosamente iguais. Nossa adega é maior, a deles possui tanques de fermentação horizontal, enquanto na nossa, fermentação e maturação acontecem em tanques verticais. O passeio terminou no refeitório, aonde saboreamos uma deliciosa cervejinha, como não poderia deixar de ser...
Refeitório da Doemens Akademie
Adorei conhecer a Doemens, mas o melhor foi perceber a semelhança de sua estrutura com a do SENAI Vassouras, senti muito orgulho! Para mim é uma honra estudar na maior cervejaria escola da América Latina, naquela que é um pedacinho da Doemens no Brasil e que vem se renovando dia após dia.

Ah, quase ia me esquecendo... Dr. Wolfgang contou sobre o dia em que conheceu Cilene Saorin há alguns anos em uma Brasil Brau. Ela foi apresentada a ele como Brazilian beer goddess e é assim que ele a chama até hoje! Adorei!! 

0 papos de boteco: