4 de outubro de 2014

Eleição e cervejas

Desta vez o Confesso que Bebi coloca o copo de lado para falar de eleição. Uma coisa séria que define os governantes do nosso país. Pois bem, este ano ocorreu um fato até então inédito: em maio, a ABM (Associação Brasileira de Micro Cervejarias) foi à Brasília lutar pela inclusão no Simples, tentando melhorar a tributação nas cervejas, e no final, no nosso bolso. 

Infelizmente, a emenda não foi aprovada. Não estamos fazendo propaganda de nenhum candidato ou partido, mas tão perto da eleição, seria bom saber, além de educação, saúde e segurança, qual a posição deles sobre as micro cervejarias e todos os lobbys que existem.
Foto: José Cruz - Agencia Brasil (CC-BY-3.0-br)
Marcelo Ricardo Monich, do blog Cerveja? Gosto Sim, membro do BBC, fez um trabalho excelente levantando os dados dos candidatos em uma tabela, indicando quais votaram a favor, contra e os que não estavam presentes na plenária. Você pode ler a análise dele aqui.

Para entender: para uma emenda ser aprovada é necessário 51% de votos, ou seja, mais de 257 votos. A votação teve a ausência de 177 deputados (34,5% do total). Com isso, os 201 votos a favor não conseguiram levar a emenda adiante. além disso, 131 foram contra, duas abstenções e dois em base do artigo 17 do regimento interno da Câmara (votos inválidos por ser o presidente da sessão. 

Com isso, analisando os dados levantados do Monich, temos os votos por partido:
E uma análise da votação por Estado, também feita pelo Monich:
Se quiser saber se o seu deputado votou sim ou não, você pode encontrar o registro desta sessão extraordinária do dia 13 de maio de 2014 clicando aqui.

0 papos de boteco: