31 de dezembro de 2014

Tradição e folia

Eu sei que o ano está terminando, contudo, preciso confessar os rótulos de dezembro que o pessoal do Prova Essa enviou, onde ao meu ver tradição e folia estão bem representados, seja no nome ou na história de cada uma das cervejas. Da Alemanha, veio a Einsiedler Sachsisch Pilsener, produzida desde 1885, enquanto do Brasil recebemos festiva cerveja goiana Colombina, que usa em sua receita a rapadura Moça Branca.
Colombina é uma IPA com 6% de teor e aparência cor de bronze, translúcida, acompanhada de uma espuma densa e duradoura. Em seu aroma, intensas notas de maracujá, possivelmente oriundos do dry hopping feito com o lúpulo Galaxy, além das notas herbais. O sabor é frutado, com suaves notas de ervas, amargor de pouca intensidade e um dulçor proveniente da rapadura. Final médio para curto, boa carbonatação, corpo leve. Considero uma boa pedida para quem está começando a provar o estilo American IPA e ainda tem receio do amargor.
Einsiedler Sachsisch é uma German Pilsner de espuma branca bem encorpada e aparência amarelo palha, levemente turva. Com 4,9%, seu aroma e sabor tem notas leves de malte, cevada e herbal. Muito refrescante, um amargor interessante pela dose de lúpulo utilizado. Sem defeitos, um exemplar de centenas de anos de tradição do melhor da escola alemã de cerveja.

0 papos de boteco: