20 de março de 2015

Sabedoria Cervejeira no Festival Brasileiro da Cerveja 2015

O Festival Brasileiro da Cerveja de 2015 me ensinou que:
Foto: Sarah Vignoto
- Apenas um dia é pouco, ainda mais para alguém com um fígado de aço como o meu. São tantas cervejas maravilhosas, tantos lançamentos... Mas se sua mãe só te deixa ir um dia, se seu chefe não consegue viver sem você e não te dá folga, se o máximo que conseguiu foi um mísero dia de alvará (na próxima vez, leve o ser amado), aproveite ao máximo!

- Antes de cada Festival, eu pesquiso os lançamentos de cada cervejaria, faço uma listinha e parto pra batalha. Este ano a técnica foi aperfeiçoada: os amigos que foram nos dias anteriores fizeram uma lista com o que mais gostaram de beber (thanks, chef Mauro Péres do Mais Bier Brewpub de Joinville/SC). Muita coisa já havia acabado, mas ainda assim, bebi ótimas cervejas.

- Quanto antes reservar hotel, mais barato será, menos sufoco você passará para encontrar um canto pra descansar. Sugiro começar já a procurar, farei isso assim que acabar de escrever isto aqui.

- Não adianta reclamar do calor. Blumenau é quente em março, os pavilhões lotam e o sistema de ventilação não dá conta. O jeito é vestir uma roupa leve, prender o cabelo, beber uma aguinha entre uma cerveja e outra e claro, ser feliz.

- Em 2016 a festa acontecerá entre os dias 09 e 12 de março, em três pavilhões. Imperdível!

- Eu tenho não apenas um fígado de aço, mas também um estômago infinito: comi uma fatia imensa de pizza do Park Blumenau Restaurant e, em seguida, o fantástico Burguer Philadelphia e Chipotle do Pepper Jack. E não me arrependo. Come-se muito bem lá!

- Os gaúchos têm mandado muito bem. A Tupiniquim foi eleita a melhor cervejaria do Brasil e a Seasons, a segunda melhor. Quer uma dica? Inclua Porto Alegre no seu roteiro cervejeiro, também são de lá: Irmãos Ferraro, Baldhead, Coruja, Lagom, Babel, Barco, Abadessa e Perro Libre.

- Nossos cervejeiros estão cada vez melhores e mais criativos: Witbier com manjericão (a campeã Basilicow, da Seasons), Porter com Cupulate (a Bodebrown me ensinou que chocolate de cupuaçu é bom e combina com cerveja), Sour com levedura de champagne (Tupiniquim, genial!), cervejas maturadas em barris...

- Preciso de um dia inteiro apenas para beber as delícias da Bodebrown!

- Se você for uma vez ao Festival Brasileiro da Cerveja, sempre vai querer voltar. Portanto, seja um bom menino, não desobedeça sua mãe durante este ano; marque suas férias pra março de 2016; convença a pessoa que você ama a ir com beber com você. Te encontro ano que vem em Blumenau.

0 papos de boteco: