25 de novembro de 2011

Brewdog Tokyo

Brewdog Tokyo. Posso afirmar sem ressentimentos ou dúvidas que, depois da noite no excelente Beerjack, a minha vida de apreciador de boa cerveja se divide entre antes e depois da Tokyo. Eu, MA e Leo acertamos na hora de escolher essa maravilha! Tanto que além do post especial, convidei meu amigo MA para falar sobre a escolha da cerveja e a experiência da degustação.

Era para ser uma comemoração de aniversário como muitas outras que eu e você já estamos acostumados. Era para ser um encontro de amigos apreciadores de uma cerveja de verdade, celebrando o prazer que só quem ingressa neste caminho sem volta das cervejas de qualidade sabe o que significa. E, de fato, foi. Mas, os parabéns não foram limitados apenas à aniversariante. Eles foram dedicados, de forma inesperada, a uma outra menina (meu termo carinhoso para as cervejas), que chegou a partir de um momento em que a gente se permite uma escolha.

Viajar até o Japão foi uma escolha comum entre mim, Claudio e Leo. O preço dela talvez tenha influenciado nossa decisão, entretanto algo mais premeditou. Era um encontro marcado, inevitável, escrito. Além do prazer de dividirmos esta apreciação juntos, amigos cervejeiros tiveram uma oportunidade única de serem impactados por uma das emoções mais estúpidas que o álcool pode proporcionar ser humano. Um sabor inesperado, fascinante, torturante. As demais pessoas olhavam para nós e percebiam que algo havia mudado. O contato com a Tokyo jamais será impune, o amante deste líquido deverá pagar um preço muito maior do que está na carta de bebidas. Ele pagará o preço de desejá-la sempre que vir sua garrafa, sempre que recordar o sabor forte, inigualável de uma das melhores cervejas que já experimentei na vida.
Convido você, amigo cervejeiro, a se permitir este prazer. Faça, com coragem, não se sinta acuado pelos 18,2%. Você vencerá! E o seu conceito sobre este líquido mudará para sempre. Arigatô!
Estamos falando de 18,2% de álcool (informação do fabricante, os bares informam como 18.5%). Uma imperial stout feita com maltes especiais, jasmin e cranberries em grande quantidade. E porque o nome Tokyo? Acreditem, foi criada a partir de um jogo japonês muito popular desde os tempos do Atari: Space Invaders! Uma cerveja que deve ser servida entre 8°C e 12°C faz você pensar que está bebendo um vinho, não um comum, mas um vinho do Porto!

Uma das possíveis explicações para o sabor diferenciado: após fermentado, recebe mais uma dose de lúpulo a seco e ai sim, envelhecer com chips de carvalho francês torrado por quatro semanas. E o rótulo das cervejas da Brewdog sempre tem um belo texto. E o dela não fica para trás:
The irony of existentialism, the parody of being and the inherent contradictions of post-modernism, all so delicately conveyed by the blocky, pixelated arcade action have all been painstakingly recreated in this bottles contents.

This imperial stout is brewed with copious amounts of speciality malts, jasmine and cranberries. After fermentation we then dry-hop this killer stout with a bucketload of our favourite hops before carefully ageing the beer on French toasted oak chips.

It is all about moderation. Everything in moderation, including moderation itself. What logically follows is that you must, from time, have excess. This beer is for those times.

1 papos de boteco:

MacKay disse...

Scots Wha' Ha'e