17 de fevereiro de 2012

As maravilhas do Delirium
Cuvée van de Keizer Blauw

O site Confesso que Bebi apresenta a série As maravilhas do Delirium. E apresento uma cerveja safrada, feita apenas uma vez por ano. Uma cerveja com história. O presente do imperador, a Gouden Carolus Cuvée van de Keizer Blauw.
Já havia postado sobre a edição mais nova desta cerveja (tarja vermelha). Da safra de 2010 e tarja azul, esta Belgian Strong Dark Ale tem muita história para contar. Considerada uma das melhores cervejas do mundo, esta Gouden Carolus é fabricada apenas uma vez por ano, no dia 24 de fevereiro (está chegando a próxima safra), em comemoração ao aniversário de Charles V, imperador do Sacro Império Romano e Rei da Espanha, nascido na região do Flandres belga, em 1500. A tradução de Cuvée van de Keizer é algo parecido com Grand Cru do Imperador, onde Cuvée é uma denominação de controle de qualidade de vinhos de Borgonha, sendo o nome dado ao melhor vinho. Talvez explique a qualidade desta cerveja e o apreço dos criadores desta cerveja ao seu imperador.
Com 10.5% de teor alcoólico e servido entre 8ºC e 12ºC, sua aparência é incrível, com os tons de marrom e vermelho no corpo translúcido, acompanhado de uma espuma suave e persistente, deixando seus traços no copo. Seu aroma maltado e doce trás notas de caramelo e vinho do porto, assim como seu paladar. O álcool é muito presente, dando um balanço com as notas doces de toffee e ameixa. Final intenso e longo, o sabor persiste por horas. Sabor que vale a história e cada safra!

0 papos de boteco: