21 de fevereiro de 2012

As maravilhas do Delirium
Família Carolus, do clássico ao lúpulo

O site Confesso que Bebi apresenta a série As maravilhas do Delirium. Foram muitas cervejas degustadas em uma tarde de bom papo com amigos em um ambiente agradável. Para completar a série, nada melhor do que juntar duas cervejas da família Gouden Carolus: a Gouden Carolus Classic e a Gouden Carolus Hopsinjoor.

Primeiro a Gouden Carolus Classic, que realmente merece o nome. Com 8,5%, esta Dark Strong Ale foi elaborada por volta de 1369 e, segundo a fabricante, é produzida hoje com ingredientes nobres e apenas lúpulos de origem belga, além de passar por uma segunda fermentação na própria garrafa.

Sua aparência é marrom escura e muito opaca, possui uma espuma bem densa, em tons de bege, que se manteve durante toda a degustação. Seu aroma e paladar são de café torrado, malte torrado, algumas notas de chocolate, cravo e uma leve presença de baunilha. Cerveja bastante encorpada, não se percebe muito o álcool e o seu final deixa um leve amargor com as notas de café. Personalidade e qualidade são os pontos principais desta receita clássica.
A história da Hopsinjoor já foi contada aqui. A sensação foi exatamente a mesma em ambas as degustações, o que apenas reflete a qualidade do rótulo. Uma cerveja bastante lupulada (utiliza quatro tipos de lúpulo: Golding, Spalt, Hallertau e Saaz), de cor amarelo-ouro, espuma densa e um aroma e sabor de ervas e lúpulo, realçando com um amargor leve e excelente ao final seco. Uma excelente escolha para quem gosta de boas cervejas belgas com bastante lúpulo.
Fica a pergunta: quer dizer estas são as melhores da casa e só devemos pedir estas cervejas ao chegar  em Ipanema? Não, afinal o Delirium Café tem a melhor carta do Rio de Janeiro com mais de 310 rótulos, tem um excelente atendimento, tem o Tom, o Hélio e o João Thomi, que sabem muito de cerveja, além de uma novidade: inauguraram dez chopeiras na casa, ou seja, além das garrafas, tem grande variedade de chopp e cerveja na pressão (on tap). Breve estarei lá para buscar novos rótulos e histórias para contar. A série As maravilhas do Delirium já deixa saudades, então fica a dica para quem não conhece a casa:
Diga ai, diga lá... você já foi ao Delirium, nego? Não? Então vá! Então vá!

0 papos de boteco: