14 de novembro de 2013

Lupulus no Brasil

O Confesso que Bebi esteve ontem (dia 13/11) na festa/degustação das cervejas belgas Lupulus Blonde e Lupulus Brune - no Lapa Café, a convite da importadora da marca, Cervabel, do simpático Victor. A festa foi incrível e contou com a presença do mestre-cervejeiro belga Julien Gobron, filho de Pierre Gobron (criador das famosas La Chouffe), que falou um pouco sobre cada rótulo. 
Sobre a cervejaria  Les 3 Fourquets, ela foi fundada há sete anos, mas já distribui seus rótulos para diversos países como Rússia, Polônia, Itália, França. Com uma produção de 7.000 hL/ano, seguido a tradição de não filtrar, de não pasteurizar e de refermentar a cerveja na própria garrafa, a Lupulus chega agora ao Brasil.

Quanto aos dois rótulos, ambos utilizam leveduras de alta fermentação de cepas desenvolvidas na própria cervejaria, além de um delicioso lúpulo da Eslovênia. A Lupulus Blonde é uma Belgian Tripel com 8,5% e aparência turva amarela, com sedimentos notados da levedura e uma bela espuma branca. Seu aroma é levemente cítrico e notas claras de cevada e levedura. No sabor, um toque ácido, notas de coentro e álcool quase imperceptível. Final médio, leve amargor no retrogosto, extramente leve e refrescante.
Já a Lupulus Brune é uma Dark Belgian Tripel com uma única diferença em relação ao outro rótulo: o uso de cascas de laranja e dark sugar - responsável pela aparência avermelhada da cerveja (segundo o mestre-cervejeiro, não há influência do malte neste caso). O sabor também é fortemente influenciado pelo açúcar utilizado na produção da bebida. Assim como a Lupulus Blonde, apesar dos 8,5% ABV, a cerveja é leve e refrescante, muito bem carbonatada e bastante aromática. Valeu a pena cada gole!!!

0 papos de boteco: