No Brasil ainda estamos engatinhando no processo de divulgação das cervejas artesanais, ou melhor dizendo, fora do mainstream, como as micro cervejarias. Não apenas com o indicativo do aumento de consumo - o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja tem dados de que as vendas do setor cresceram 79% entre as artesanais de 2008 a 2011 - mas com o trabalho de todos para a ampliação desde mercado.
E um dos trabalhos mais bacanas vem acontecendo nas ondas das emissoras de rádio no Rio de Janeiro. Dois sommeliers tem feito de tudo para difundir e multiplicar o conhecimento. Em dials diferentes, José Raimundo Padilha e Gustavo Renha tem programas para falar de cerveja, sempre com a proposta de falar fácil para que todos possam conhecer mais, sem frescuras ou excessos.
Na JBFM (99,9 MHz) , José Raimundo Padilha já está falando durante as noites de segunda a sexta no programa Papo de Cervejeiro, contando sobre a história da cerveja e novas marcas, além de dicas para harmonização de forma descontraída e descomplicada. E o horário? Sempre as 20:30 horas.
Enquanto isso, Gustavo Renha estreia na segunda semana de abril, no retorno da Rádio Cidade (102,9 MHz), com o programa Rock'n'Beer. Começando as 21 horas, pretende falar diariamente de estilos de cerveja, produção, dicas de bares e cervejarias. Afinal, a rádio rock não poderia estar de fora quando o assunto é cerveja, ainda mais com esse nome, não é?
0 papos de boteco:
Postar um comentário