30 de março de 2014

O poder da colaboração

Em março o pessoal do Have a Nice Beer continuou a sua saga em buscar o novo, o inusitado e o único para seus associados. E para isso, percebeu que é necessário ter colaboração para atingir seus objetivos. E esta é a palavra para as cervejas deste mês: Ego e Manifesto Session Abbey são rótulos produzidos com outros diversos cervejeiros distintos, de forma colaborativa, para os sócios.
Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, convidou Gregory Murer, da cervejaria belga Beryllium Erbium, para colaborar na Ego, uma Belgian Tripel com 10% de teor. Sua aparência é laranja, meio turva, com uma espuma branca persistente. No aroma, é possível sentir aveia, notas cítricas e tangerina. O sabor acompanha o aroma, além de um leve amargor. Álcool está bem inserido, com maior presença no retrogosto. Final longo, bem balanceada, uma ótima cerveja.
Manifesto Session Abbey foi criada com muito mais colaboração que a Ego. Samuel e Gregory convidaram Tyler Joyce e Chris Kirk, da americana Great Divide, alguns técnicos da cervejaria Südbrau e o mestre cervejeiro Ilceu Dimer, da DamaBier. O resultado? Uma Session Beer* que traz as características de uma Belgian Dubbel, com apenas 3,8%. Sua aparência é rubi translúcida, com leve espuma branca. No aroma, malte e caramelo mais presente, acompanhadas de leves notas de frutas vermelhas e especiarias. Bom amargor, seu sabor é suave, leve presença de malte e herbal. Final médio, muito refrescante.
*Session Beer segundo o Beer Advocate
Any beer that contains no higher than 5 percent ABV, featuring a balance between malt and hop characters (ingredients) and, typically, a clean finish - a combination of which creates a beer with high drinkability. The purpose of a session beer is to allow a beer drinker to have multiple beers, within a reasonable time period or session, without overwhelming the senses or reaching inappropriate levels of intoxication. (Yes, you can drink and enjoy beer without getting drunk.) 
Em resumo, não é exatamente um estilo, e sim uma forma de fazer cerveja para ser consumida em maior quantidade sem cair bêbado antes do terceiro pint, devido ao baixo teor alcoólico.

0 papos de boteco: