9 de novembro de 2014

Slow Brew Brasil 2014

Ribeirão Preto recebeu nos dias 01 e 02 de novembro a primeira edição do Slow Brew Brasil, festival e degustação de cervejas que tem tudo para entrar definitivamente para o famoso calendário de eventos da cidade.
Apesar da longa fila que se formou e de um questionário que teve de ser respondido e entregue no mesmo momento, a entrada não foi tumultuada. Também na entrada, todos os participantes receberam de presente uma sacola, contendo uma revista do festival, dois pacotes de petisco e alguns folhetos. O copo veio em uma embalagem de papelão, muito útil para carregar para casa em segurança as cervejas compradas no evento. Mas verdade seja dita: não foi nada prático carregar todos esse presentes durante a festa! Muitos acabaram abandonando suas caixas de papelão na entrada do salão, formando uma montanha imensa. E se esses presentes fossem distribuídos na saída, em vez de na entrada? Poderíamos ter recebido o copo e com ele um tíquete para retirada (ou não) dos brindes mais tarde...

Sobre as cervejas, há muito a ser dito! Adorei a Dry Stout da Brotas Beer e vou carregar para sempre o arrependimento de não ter comprado algumas garrafas para trazer para casa (qual o ingrediente secreto dessa cerveja, seria aveia?). Tão bacana quanto as cervejas foi o papo que eu bati com o Guilherme Hoffmann, mestre cervejeiro da Cervejaria Nacional. Cervejas espetaculares, boa energia e a promessa de ir o quanto antes conhecer o bar e experimentar a Chupa-Cabra, lançamento em parceria com a Cervejaria Colorado. Sabe quem também marcou presença? A Cervejaria Tupiniquim, eleita a melhor cervejaria da América do Sul, no South Beer Cup 2014. Impossível não beber todas... 

A cervejaria Cevada Pura esteve por lá e apresentou ao público a recém-lançada Lemondrop Pilsen. De Piracicaba para o mundo, Nhô Quim!! O stand mais bonito, sem dúvida, foi o da Cervejaria Invicta. Nove torneiras jorrando deliciosas cervejas, entre elas Damiana, a Bavarian India Pale Ale feita para comemorar o terceiro aniversário da cervejaria (conselho de amiga: prove essa cerveja!).
Foto: facebook Cervejaria Invicta.
Além de boas cervejas, o evento também ofereceu excelentes opções de comida. Nota dez para os hambúrgueres do Bendito Burguer, os pastéis do Pastel do Japonês e os bolinhos de feijoada e as coxinhas de galinha apimentadas do Vila Dionísio (tô seguindo a #dietaRenha, gente!). E na cafeteria Agir, todo mundo tinha direito um café espresso, era só apresentar o voucher recebido na entrada da festa.

Para finalizar, gostaria de destacar três pontos que julgo importantes. No site do evento, a promessa era de que em vários pontos do evento, haverá ponto de distribuição de água. Só esquecerem de mencionar que essa água não seria potável e que deixaria um cheiro estranho depois da rinsagem do copo. Parece que houve um problema com o distribuidor que forneceria a água, segundo informado na página do Festival no Facebook. Penso que todos os eventos de cerveja deveriam distribuir água de graça (ainda que cobrando mais pelo ingresso) ou pelo menos, vender a preço de custo. Cada garrafa de água custou R$ 3,00!

A conexão com a internet foi difícil: o wi-fi não funcionou durante toda a festa e o sinal da operadora de celular que eu uso não era bom no local.

E o Concurso Home Brew também gerou polêmica. Inicialmente, foi divulgado que os três finalistas seriam de Piracicaba, Rio de Janeiro e Araraquara, mas o grande campeão foi de Ribeirão Preto. Ficou estranho...

Apesar das ressalvas que fiz, o festival foi realmente incrível. Quase não havia filas para pegar cerveja, os cervejeiros estavam disponíveis para conversar em seus stands, a comida era saborosíssima. Que venha o Slow Brew Brasil 2015! Agradecimento especial: nós do Confesso que Bebi gostaríamos de agradecer aos rapazes do Dama Bier, Vitor Drummond e Paulo Bettiol. Graças a vocês, pudemos estar presentes nessa festa linda.

0 papos de boteco: