7 de novembro de 2015

Outubressa

Em outubro, o Prova Essa enviou para seus associados as seguintes cervejas: a alemã DAB Export e a brasileira Votus Nº003.
A brasileira Votus nº003 é uma Doppelbock com 8,5% de teor. Sua aparência é marrom escura, com uma leve espuma creme de baixa duração. Em seu aroma, uma forte presença caramelo, malte tostado, além de leves notas amadeiradas e uma suave presença de café. O sabor é basicamente das notas maltadas e caramelo, com o álcool intenso quebrando esse adocicado. Vale citar o leve amargor que acompanha a degustação. No retrogosto, notas condimentadas remetem a, talvez, pimenta do reino, tornando interessante o resultado. Corpo licoroso e leve, final médio.
DAB Export é uma Dortmunder com 5% de teor. Aliás, DAB é a abreviação de Dortmunder Actien Brauerei, nome da cervejaria alemã de... Dortmund. Essa é a versão produzida para exportação, já que também produzem a original. Sua aparência é quase uma ode a cerveja: clássica cor amarela com espuma mediana e persistente, límpida e translúcida. No aroma, notas de malte e biscoito de aveia, além de leve presença herbal. O sabor é equilibrado entre as notas herbais e maltadas, com leve amargor. Final curto, final curto, refrescante, excelente drinkability. Acredito que essa cerveja é o melhor exemplo aplicado da lei da pureza alemã.

0 papos de boteco: