23 de fevereiro de 2012

Os licores da Primator

Existem muitos estilos de cerveja, temos até uma lista de muitos deles. Contudo, provei duas cervejas bem diferentes no Lapa Café, vindas da República Tcheca: a Porter Primátor Double 24% e a Malt Liquor Primátor Rytírský 21%.
Antes de mais nada, vamos explicar que os valores de 21% e 24% não são relativos ao álcool das cervejas, mas sim ao processo e estágio de fabricação da cerveja pela fabricante Pivovar Náchod. Eles possuem cervejas com este percentual, de 13% a 24%, relativo à quantidade de extrato pasteurizado utilizado na fórmula. Entre os componentes de ambas as cervejas, encontramos água, malte de cevada, malte de trigo, açúcar, lúpulo Saaz modificado, extrato de lúpulo e antioxidante E300. Ambas as cervejas são pasteurizadas. Obrigado ao Oscar, leitor que nos atualizou com mais dados sobre este processo.
Vamos falar da Primátor Double 24%. É uma Dubbel (para alguns uma Doppelbock) com 10,5% de álcool e muita personalidade. Na aparência, uma cor preta com uma bela e densa espuma em tom bege. O aroma agradável de café e malte torrado, derivado dos cinco maltes diferentes para compor a quantidade de lúpulo, possui também notas de frutas vermelhas. No paladar, um pouco adocicada, com álcool muito presente, tornando a cerveja um pouco pesada. Parece não seguir um equilíbrio entre os produtos, mas talvez esta seja uma das qualidades desta Porter.
Já a Primátor Rytírský 21% é bem interessante já em seu rótulo: classificada em seu país como uma Special Light Beer, possui todas as características e sabores de um Malt Liquor, além de demorar aproximadamente três meses para ficar pronta. Sua aparência é dourada com uma espuma duradoura. Seu aroma de mel e notas frutadas tornam a experiência da degustação diferente: é um licor com sabor tão doce, mas os 9% de teor alcoólico vão cortando este sabor enquanto o amargor (oriundo da boa quantidade de lúpulo) ganha destaque. Uma cerveja, a meu ver, extremamente doce e alcoólica, prejudicando um pouco não só a qualidade quanto a drinkability. Mas o final, seco, é muito interessante, pois faz com que se beba mais e mais.
Possivelmente o clima e principalmente os pratos da Rep. Tcheca sejam melhores para harmonizar com estas cervejas, mas não significa serem melhores ou piores: são cervejas diferentes e isto demonstra quantas fórmulas e estilos são fabricados no mundo que podemos gostar ou não.

1 papos de boteco:

Anônimo disse...

Só uma correção no caso da Primator Double 24%, ela no caso é uma cerveja do estilo Dubbel, ou doppelbock, e o no caso, ela leva 24% de extrato pasteurizado de cerveja porter, se você virar a garrafa vera que esta escrito em checo! Espero ter ajudado, me chamo oscar, e sou gerente de uma loja especializada em cervejas especiais!