3 de julho de 2012

Confesso pelo Mundo: De Halve Maan

Esta é a série Confesso pelo Mundo, contando um pouco sobre alguns bares e cervejas que bebi durante a minha viagem à Europa. Em Bruges, visitei a cervejaria De Halve Maan, fabricante dos rótulos Straffe Hendrik e Brugse Zot (uma das cervejas de junho do Prova Essa).
A visita custa 6 euros e têm horários de acordo com um dos seguintes idiomas: inglês, francês e holandês. O tour começa no centro de produção atual, onde são feitas as quatro cervejas da casa: Brugse Zot, Brugse Zot Dubbel, Straffe Hendrik Tripel e Straffe Hendrik Quadrupel. Além de informações sobre a história da cervejaria e seus rótulos, a guia fala um pouco sobre as cervejas na Bélgica terem normalmente até 12% ABV (teor alcoólico): para ter menores taxas fiscais, este é o máximo de álcool que uma bebida considerada cerveja deve ter. Acima disso, seriam consideradas "bebidas destiladas" e a sua carga tributária é muito maior.
Esquema de produção da fábrica
Sala de produção e controle
Exemplos de insumos
Lúpulo e um dos quatro maltes usados na cervejaria
Boa parte do prédio onde começou a cervejaria foi transformado em uma espécie de museu, com sacos de malte, folhas de lúpulo, garrafas, caixas, insumos e equipamentos usados por anos na fabricação de cerveja. Tanques e ferramentas antigas, além de explicações sobre as misturas de malte e os sempre citados "ingredientes secretos da De Halve Maan", com uma boa dose de humor do guia.
A guia da cervejaria explicando os maltes e misturas das cervejas De Halve Maan
Loja de lembranças e produtos da cervejaria
Ao final da visita, depois de subir no terraço com vista privilegiada da cidade, cada visitante ganha uma Brugse Zot on tap. Esta Blond Ale de 6% de teor é de aparência amarela e translúcida, com uma fina espuma branca. Feita com um malte único em toda Bélgica, exclusivo da cervejaria, e com especiais "ingredientes secretos", seu aroma é lupulado com notas do malte. No sabor é possível notar lúpulo e toque leve de fermento, com uma bela dose de amargor. Final leve, tornando bem agradável e até mesmo um pouco doce. 
Bruges é uma cidade linda e a cervejaria De Halve Maan é parada obrigatória, especialmente se você gosta de boa cerveja. Até a próxima!

0 papos de boteco: