8 de dezembro de 2012

Confesso pelo Mundo: Heidelberg e Stuttgart

Esta é a série Confesso pelo Mundo, contando um pouco sobre alguns bares e cervejas da Europa. Desta vez, o Confesso que Bebi recebeu algumas cervejas especiais diretamente de duas cidades da Alemanha. São elas a Vetter 33, de Heidelberg, e a Pils da cervejaria Calwer-Eck-Bräu, de Sttutgart.
A Vetter 33 é uma doppelbock com 10,5% fabricada em uma cervejaria local de Heidelberg, e está no livro dos records por ser a cerveja mais pesada do mundo. E vocês se perguntam como uma cerveja pode ser a mais pesada?

Na verdade, a referência está na escala Plato, que diz qual a concentração da sacarose presente no extrato da cerveja com fermeto (mosto) em um percentual de açucares por  peso. No caso da Vetter 33, por exemplo, em um mostode 33º Plato é a mesma coisa que dizer que, se o extrato na solução fosse 100% sacarose, esse extrato seria 33% do peso total da solução (também chamado Brix 33%). Essa medida serve para medir o potencial de fermentação do mosto antes de virar cerveja , também, calcular o teor alcoólico de uma cerveja a partir dela. Ele foi desenvolvido em 1843 pelo cientista Karl Bohemian Balling e melhorado pelo alemão Fritz Platão. As medidas em graus Plato são mais populares em cervejas fabricadas na Europa Central e, ocasionalmente, usadas como recurso nos nomes das mesmas.

E realmente é uma cervejinha pesada. Corpo licoroso, aparência marrom escura. No aroma e sabor, o malte se sobressai, chegando a ter momentos levemente doces. Amargor inexpressivo, final longo com sensação do álcool de acordo com o tempo. Experiência única!
E de Stuttgart recebemos, da Calwer-Eck-Bräu, a sua cerveja Pils. O detalhe é que esta garrafa foi envasada na hora para viagem. Em seu rótulo simples, não apenas a data em que foi fabricada como a sua data de validade. Esta sensacional pilsner alemã de 5% tem sua aparência tradicional amarelo translúcida, espuma persistente e no aroma e sabor, a qualidade e facilidade de se perceber tanto o malte quanto o lúpulo. Final curto, com amargor notório e agradável. Esta cerveja é certamente uma excelente combinação das belezas da cidade de Stuttgart.

0 papos de boteco: