21 de dezembro de 2012

Prova Essa Xtreme

Por conta de algumas mudanças de rotina, acabei acumulando algumas garrafas do Prova Essa. Somente no último final de semana consegui, com toda calma, tirar a tarde para degustar as entregas de outubro e novembro. Sendo assim, sem mais delongas, vamos a essa degustação extrema. falando das brasileiras Bierland Vienna e Way Amburana Lager, da belga Corsendonk Pater Dubbel e da norte-americana Brooklyn Post Road Pumpkin Ale.
Em outubro foi entrega a Bierland Vienna.Antes de mais nada, me recordo de uma conversa com o Rodrigo do  Prova Essa me falando o seguinte:
Não julgue nem a cervejaria ou essa cerveja pelo rótulo!
Então foi assim que comecei degustando essa 100% malte do estilo Vienna Lager, com 5,4% de teor alcoólico tem uma aparência laranja escura, com aroma de malte, caramelo e terra. No sabor, amargor constante dos lúpulos utilizados contrasta com o malte, dando um equilíbrio incrível. Final médio para curto, muito saborosa.
A internacional de outubro é a Corsendonk Pater Dubbel. Estamos falando de uma Dubel que segue todas as normas padrões da escola belga. Esta cerveja centenária de aparência marrom e 7,5% de álcool tem seu aroma e sabor bastante maltados, com notas de frutas vermelhas, cravo e caramelo sobre o persistente creme de tom bege. Bem carbonatada e com final longo, o malte se mantém a boca.
A Way Amburana Lager é uma cerveja brasileira maturada em madeira normalmente utilizada em barris de cachaça (Amburana Cearenses). Essa Wood Aged Beer de altos 8,4% tem sua aparência bem escura, quase como a madeira, com um incrível creme que persistiu por toda a degustação. O aroma e sabor tem as notas de madeira, malte e candy sugar. De final longo, quase não se percebe a presença do lúpulo ou amargor, mas isso não diminui a qualidade da cerveja. Ao contrário, mostra como uma lager pode ter suas notas bem realçadas sem ser agredida pelo alto teor.
A Brooklyn Post Road Pumpkin Ale é uma ale que utiliza um dos produtos mais comuns dos EUA (a abóbora), representante de um dos estilos criados pelos norte-americanos: Pumpkin Ale. Com 5%, esta cerveja de aparência dourada escura é menos complexa que outras do estilo. No sabor, percebe-se a presença da abóbora com o malte e fermento, equilibrando com os lúpulos utilizados e deixando a cerveja mais agradável para mim (o que significa menos adocicada). Final curto e de fácil drinkability.

0 papos de boteco: