6 de agosto de 2013

A flor da cerveja e do maracujá

Eu também quero provar! E parafraseando uma música de Pepeu Gomes, o Confesso vem contar qual o que achou das flores, ou melhor, das cervejas IPA entregues pelo Prova Essa: a belga Hopus e a brasileira MaracujIPA.
A belga Hopus é uma Belgian IPA que representa com muita qualidade o estilo. Com 8,3% de álcool, essa cerveja te sua aparência laranja, turva, com uma bela e densa espuma. No aroma, conseguimos perceber uma influência da escola americana nos lúpulos utilizados, com suas fortes notas florais e um leve residual de damasco. No sabor, o amargor dos 5 lúpulos utilizados se mistura com os açúcares tradicionais da escola belga, equilibrando a cerveja e resultando em um mix de temperos e sensações, com notas adocicadas e cítricas. O final é longo, com álcool presente e bem inserido. Detalhe importante para os sedimentos que ficam ao fundo da garrafa e do copo, o fermento .
 
Já a brasileira MaracujIPA é uma American IPA com o uso de maracujá durante o dry hopping. O resultado é que seu estilo pode também ser classificado como uma Fruit Beer. Com 7,5% de teor, sua aparência é amarelo palha bem turva, com uma espuma branca persistente. No aroma, facilmente identificamos o maracujá acompanhado do floral do lúpulo. No sabor, os 60 IBU's de amargor muito presentes com notas da fruta, além das notas cítricas do lúpulo Centennial, tornam a cerveja bem interessante. Final médio a longo, uma mistura brasileira com toque de ousadia da cervejaria 2Cabeças, que deu certo.
 

0 papos de boteco: