19 de agosto de 2013

Palestras e cervejas da DeliBeer 2013

O DeliBeer 2013 já passou, contudo as cervejas que comprei no evento foram finalizadas nessa semana. Então aproveito para falar não apenas das palestras que gravei como das cervejas da Founders All Day Ipa (Season Ale) e Dry Hopped Pale Ale, da brasileira Double Vienna e da belga Barbãr Blonde Honey Ale, além de um vídeo de parte de uma das palestras do evento!
Da cervejaria curitibana Morada, Double Vienna é uma Specialty Beer / Vienna com 7,6% de teor. Sua aparência é castanho rubra, com uma leve e persistente espuma. No aroma, notas de malte, caramelo, leve cítrico e herbal. No sabor, seguem as notas de malte, agora com sabores mais herbáceos e um amargor presente.Final médio, seco, com retrogosto amargo do lúpulo americano utilizado. Excelente cerveja!
A belga Barbãr Blonde Honey Ale é uma Belgian Golden Strong Ale produzida com 2,5% de mel em sua composição, gerando com isso 8% de teor. Sua aparência é realmente cor de mel, acompanhada de uma bela e cremosa espuma branca. No aroma, percebe-se notas de mel e laranja, além de tons florais bem suaves. Sabor com toque de mel e cítrico, todavia não é uma cerveja doce graças  ao amargor presente, cortando o excesso de dulçor. O equilibrio dessa cerveja mantém o álcool pouco presente durante a degustação. Final longo, ótima drinkability.
Da americana Founders, vamos falar primeiro da All Day Ipa. Com 4,7% de teor, tem aparência laranja levemente turva, espuma persistente. O aroma dos lúpulos americanos, notas de ervas, de maracujá e de abacaxi. O sabor acompanha as notas do aroma, cítricos e herbáceos mais presentes, além de um amargor sensacional do início ao fim. Final longo, refrescante, excelente drinkability entre a maioria das cervejas do estilo. Com ela, todo dia é dia de IPA.
Já a outra cerveja da Founders, Dry Hopped Pale Ale, tem 5,4% e uma aparência laranja escura, turva, com espuma levemente bege e bem persistente. Seu aroma é floral, com notas de damasco, laranja, leve pegada de malte. No sabor, presença do toque de lúpulo com notas herbáceas prevalecendo sobre o malte dessa American Pale Ale. Final médio, seco, corpo leve, amargor presente: o perfeito estilo dos cervejeiros americanos.
Aproveito e apresento o vídeo com a primeira parte da palestra do sommelier de cervejas Mauricio Beltramelli (do bar e site Brejas) sobre Mitos Cervejeiros. Este e outros mitos podem ser encontrados no livro Cervejas, Brejas e Birras. Assista abaixo e divirta-se!

0 papos de boteco: