15 de agosto de 2013

Chocolate e paganismo

Realmente, analisando o nome, não consigo analisar uma referência ou interseção entre chocolate e paganismo. Contudo, se levar em conta as cervejas entregues pelo Prova Essa em julho, terei uma base etílica para explicar. Vamos falar da norte-americana Breakfast Stout e da brasileira Pagan.
A Breakfast Stout, da Founders, é uma Oatmeal Stout com 8,3% de teor alcóolico. Sua aparência é preta, com uam espuma marrom claro de pouco volume, mas muito persistente. Em seu aroma percebe-se notas de grãos torrados, café, chocolate amargo e pão. No sabor, seguem as notas torradas do malte, acompanhadas de notas de aveia, além de um intenso amargor. Bem encorpada, final longo e álcool presente. Equivale a uma boa refeição!
Enquanto isso, a curitibana Pagan é uma ESB. Sua aparência é castanho, bem translúcida, com baixa carbonatação. O aroma tem notas herbais do lúpulo inglês E.K. Golding. No sabor é possível sentir notas dos maltes utilizados em sua composição, Pale Ale e Caramelo. O amargor ficou um pouco mais leve para outras cervejas do estilo, facilitando a sua drinkability. Final médio a curto, porém excelente cerveja para o dia-a-dia.

0 papos de boteco: