5 de abril de 2016

Tour cervejeiro de Ribeirão Preto

Amigos confessos,

Durante as minhas férias em agosto do ano passado, fiz o Tour Cervejeiro de Ribeirão Preto. Sei que já tem algum tempo e provavelmente houve mudanças no roteiro e que podem ser conferidas na página oficial do passeio. Mas, gostaria de passar a vocês as impressões da ótima viagem.

Custos:

Na época o valor do tour ficou em R$ 240,00 por pessoa, incluindo almoço (era uma feijoada mas também foi possível escolher outro prato), água e doces à vontade na van com ar condicionado, guia com a sommelier Beatriz Amorim e 6 cervejarias.

1) Colorado

Incrível como é pequena e (ainda) artesanal. As linhas de produção contemplam basicamente a Appia, Indica, Cauim e Demoiselle. As demais são sazonais e não estavam sendo produzidas. Aproveitei pra comprar na fábrica a tão famosa Guanabara, feita com castanhas do Pará. Tive a oportunidade de aprender sobre a linha de produção e conversar com o Laércio, o Japa, mestre cervejeiro da Colorado, e pegar as impressões sobre a compra pela Ambev. Ele me disse o que já sabemos, que não haverá mudança de fórmula das cervejas, porém ele acha que isso não será possível e se mostrou bem triste com o fato. Percebi trocando ideia também com outras pessoas essa apreensão pelo futuro incerto, todos ali estavam envolvidos desde a primeira garrafa feita e o sentimento não era bom pela nova aquisição. 

A fábrica que visitei seria desativada em breve, já sob gestão da Ambev, e talvez já esteja num galpão maior lá em Ribeirão mesmo.
 Vídeo com a linha de produção

Confesso que Bebi: Appia, Indica, Vixnu, Cauim e Demoiselle com direito a copo de brinde. Tudo regado!

2) Cervejaria Pratinha

A Pratinha Brewery foi a segunda etapa, uma nanocervejaria que tem tanques de fermentação aberta com filtro microbiológico, com controle de níveis de CO2. Os tanques ficavam abertos mesmo para o trabalho das leveduras, em ambiente controlado, para saborearmos uma surpresa pra mim: uma Rauchbier que leva malte defumado e lembra um sabor e aroma de bacon. Cerveja complexa como todas desse estilo, confesso que ainda não tenho maturidade pra perceber sabores. O que valeu foi a linha de produção muito pequena porém bem controlada, limpa e organizada. Suas cervejas ainda não estavam no Untappd em agosto de 2015, mas vale conferir se não há atualizações no app!

3) Invicta

Na verdade a cervejaria é tão pequena que fica dentro de um bar que leva o mesmo nome com uns 6 tanques no fundo. Lá troquei uma ideia com um funcionário que me mostrou um fermento utilizado na filtragem das cervejas, eu nunca tinha visto nem provado. Apesar do tamanho, ela ainda consegue produzir as cervejas ciganas, como a nossa carioca 2 Cabeças, além das próprias 1000 IBU, 6 O'clockInvicta 108Damiana, Velhas Virgens e Iniciação.

Confesso que Bebi: A sensacional Saison à Trois, tulipas tiradas direto do tanque. Digo a vocês, já sabia que ela é incrível mas fresquinha é ainda mais sensacional! 

4) Walfänger

Mais uma cervejaria que tem em seu anexo um pub. De todas que visitamos, talvez essa seja a menos interessante apesar do gostoso pão de malte que nos foi oferecido como cortesia e por ser o bar mais bonito de todos que fomos. Foca em cervejas baseadas na lei da pureza alemã, o que pro meu gosto não traz muitos prazeres e sabores.

Confesso que Bebi: Helles, Weiss e uma Doppelbock, que foi a mais interessante delas.

5) Lund

Também segue o padrão de bar e fábrica, mas dessa vez as mesas ficam misturadas no galpão. Local bem simples, onde tem cervejas boas pelo melhor preço de todas que visitei. 

Confesso que Bebi: Munich Dunkel, Pale Ale e uma Hefe-Weizen. Todas fiéis aos estilos e muito saborosas.

6) Weird Barrel

Mas o melhor estava pro final. A melhor cervejaria, a campeã e a que teve a melhor experiência foi a Weird Barrel. Lá é o local onde a liberdade é a marca da produção, tudo fugindo da mesmice e eu posso afirmar que ela é a nossa Brew Dog, são cervejas únicas, diferentes, deliciosas e com aromas irresistíveis.

Confesso que Bebi (feliz da vida):
  • Bad Luck: Fruit Beer MUITO interessante. Cerveja feita em 5 horas com frutas vermelhas, amora e framboesa.
  • Pirate´s Flip: Levou cinco tampinhas no Untappd. Gengibre na preparação e amargor longo delicioso.
  • Royal Navy: Defumado suave e final levemente apimentado.
  • Naughty Grog: Envelhecida em barril de rum, um porradaço!
Weird Barrel Bad Luck
Pra fechar a noite, fui ao bar da Colorado, o Cervejarium. É um bar grande, amplo, e nas chopeiras estavam a Indica, Cauim, Appia, Demoiselle e a deliciosa Ithaca, que bebi harmonizando com os petiscos de lá, bem servidos e variados. Além das cervejas próprias, eles têm muitas cervejas nacionais irmãs, não sei ao certo a quantidade, mas é com certeza uma ótima pedida para a noite de Ribeirão. Finalizei com uma Quadruppel da Tupiniquim, a Grande Encontro.
Tupiniquim Grande Encontro
Recomendo o serviço do Tour que está sendo realizado em 2016. Ótima experiência para aprender sobre a produção artesanal das cervejas e beber também, claro!

Slàinte!

0 papos de boteco: