25 de junho de 2012

Confesso pelo Mundo: Poechenellekelder

Esta é a série Confesso pelo Mundo, contando um pouco sobre alguns bares e cervejas que bebi durante a minha viagem à Europa. O nome do bar é quase impronunciável, pelo menos para mim. Próximo à estátua do Manneken Piss (ou Manequinho), está o turístico Poechenellekelder.
Este simpático bar é turístico pelo simples motivo: paga-se a conta no final, ou seja, você tem garçons te servindo e levando a máquina do cartão ou pegando o valor da conta no final. Para quem não está acostumado com o padrão europeu de pagou, levou, é uma boa pedida. 
Já que estou na Bélgica, chegou a hora de provar as tão amadas e odiadas Lambic-Gueuze. Quando pedi a Cantillon Gueuze 100% Lambic, fui advertido:
Não é (uma cerveja) fácil de beber, pode não agradar, tem um paladar diferente, o senhor tem certeza?
Falei que escrevia sobre cervejas e parte da minha viagem era buscar sabores que não chegam de forma fácil ao Brasil. Ele sorriu, compreendeu, e me trouxe a garrafa levemente deitada em um berço de palha. É o carro-chefe da cervejaria Cantillon, afinal metade de sua produção é desta breja. Com 5% de teor, a aparência é de um espumante com bolhas aeradas, de coloração entre o laranja e amarelo. Realmente, aroma e sabor são diferentes e podem desagradar, se você não estiver preparado para mudar seus conceitos. Notas cítricas, sabor inicial ácido, muita espuma e um aroma levemente vinagrado. Mas, com o tempo da degustação, você vai entendendo o sabor e as diferenças de sua fabricação, sendo uma cerveja leve com final seco e adstringente. 
Já a Nostradamus foi o famoso namoro entre nome e rótulo da cerveja: eu tenho que provar! E esta Brown Ale belga é fascinante. Tons entre o vermelho e marrom escuro, com uma camada fina de espuma bege. Em seu aroma saltam as notas de caramelo e tostado, além do álcool bem presente. No sabor, chocolate e nozes se misturam com um amargo intenso e 9% de teor alcoólico. Encorpada, com um final interessante, entre o doce e o álcool, esta cerveja poderia até prever o futuro!
O ambiente é ótimo, o atendimento é de primeira e se não estiver muito frio, vale a pena ficar ali fora vendo os turistas tirando fotos no Manneken Piss. Uma pedida bem turística e muito bacana!

0 papos de boteco: