Esta é a série Confesso pelo Mundo, contando um pouco sobre alguns bares e cervejas que bebi durante a minha viagem à Europa. O livro Great Beers indica sete pontos para conhecer e beber em Bruxelas. O primeiro indicado no livro para começar a jornada é o Toone, e vamos entender o porquê.
O Toone fica próximo ao The Beer Temple, talvez a mais conceituada e melhor loja de cervejas do mundo (onde comprei algumas garrafas), e nada mais é que um teatro de marionetes com bar. A decoração inteira do lugar é nesse clima: marionetes pendurados, quadros e cartazes dos espetáculos e shows. O bar tem três salões pequenos e um único atendente: afinal, na Europa a maioria dos lugares funciona no esquema de peça e pague na hora. Calefação no ponto ideal, bancos e mesas de madeira confortáveis, ou seja, um lugar ótimo para a boa degustação.
Comecei com Judas, uma Golden Strong Ale com 8,5% e aparência laranja escura e muito translúcida, com uma bela camada média de espuma branca cremosa. Lançada em 1986, seu sabor e aroma lupulados me lembram a Duvel, com um amargor acentuado e mais encorpada pelos maltes utilizados. Sofre uma segunda fermentação na garrafa, maturando por um período maior, alinhando corpo e sabor. Final longo, que alterna entre o amargor rasgado e malte adocicado.
Acompanhado de queijo belga com um molho especial (uma mostarda dijon levemente apimentada), pedi Taras Boulba. O desenho da garrafa é ótimo e muito bacana, quase um Brutus x Popeye. Uma Pale Ale belga com 4,5%, seu teor baixo engana em relação ao corpo e ao sabor da cerveja. Sua aparência é amarelo ouro, com um creme branco persistente. O aroma tem notas herbais, de grama e tons cítricos. O rótulo informa sobre o lúpulo extra e o sabor confirma no amargor acentuado, com um corpo leve e muito refrescante. Durante o tempo de degustação, aparece um azedinho picante, bem interessante. O final tem as características das cervejas de trigo, sendo muito mais longo.
Além disso, a casa serve Kwak on tap! Recomendo, e muito, começar a tarde em Bruxelas no Toone.
0 papos de boteco:
Postar um comentário