24 de dezembro de 2011

Natal com cervejas

Véspera de Natal, pessoas cantarolando os clássicos natalinos, tais como Jingle Bells, Merry Christmas, Silent Night, entre outros. Natal é época de presentes, ceia, festas e boa bebida. Para mim, claro, cerveja! E, enquanto um bom amante de desta bebida, resolvi me presentear com um kit pra lá de especial...
Sim! Um kit Maredsous com uma taça e três pequenas garrafas, uma de cada: Maredsous 6 Blond, Maredsous 8 Bruin e Maredsous 10 Tripel. Na hora que vi, não pensei duas vezes. Uma taça bacana que quis ter em casa na primeira vez que bebi, no Beertaste, na Barra da Tijuca, durante o aniversário do meu amigo Dudup. Foi quando nasceu esse blog, devido ao meu contato com as belgas Duvel, Kwak e a prórpia Maredsous, além da brasileira e excelente Botto Bier e da inglesa Abbot Ale, em lata.
Como já falei anteriormente de forma sucinta, quase nula na verdade, sobre a Tripel da Maredsous, irei começar com as outras duas. A Maredsous 6 Blond para mim é uma cerveja com aroma cítrico, creme de espessura média, com pequenas bolhas e um amargor tradicional de cervejas com boa qualidade de lúpulo. O final é médio para longo, bem amargo. A coloração dourada com os maltes claros.

Já a Maredsous 8 Bruin é a minha favorita das três, de longe. Primeiro, 8%, um número que se tornou quase um mantra nas noites de Beertaste e de busca da "8% perfeita". O creme bege com os maltes de cor escura desta cerveja já conquistam e apaixonam à primeira vista. Aroma tostado de cara, com o álcool presente dando o tom ao primeiro gole. Retro gosto com gotas de caramelo e café. A obra prima da Moortgat.
E por fim, agora na quarta vez degustando uma Maredsous 10 Tripel devo estar maduro suficiente para começar a escrever sobre uma cerveja tão bem feita quanto essa. Esta tripel de 10% tem sua cor ocre escura, com aroma frutado e creme de boa qualidade. Seu final é longo e a presença do álcool está em perfeita sintonia com os maltes e as notas de ervas percebidas. Amargor e balanço na medida ideal. Final longo.
A taça? Sim, é uma taça de copa do mundo, meus amigos. E no clima belga, deixo em frances os votos: Cheers et Joyeux Noël à tous!