19 de dezembro de 2011

Confesso que Bebi no DeliBeer Rio 2011

Confesso que Bebi esteve no evento DeliBeer Rio 2011, que rolou no hotel Marina Palace no final de semana de 16 a 18. Acompanhado do entusiasta e amante da boa cerveja MA, do podcast Deeper!, deixamos de ir à praia no sábado para degustar novas cervejas.

Para começar, parabéns para MGS Concreta e Annelize Hochmann pelo atendimento pré-evento, dando todo o suporte e mostrando competência durante toda a divulgação e evento. O espaço do Marina Palace, no 26° andar, proporcionou uma vista de quase toda a zona sul da cidade: da Lagoa e das praias de Ipanema e Leblon. Um espetáculo a parte.

Na entrada, recebemos nossa cartela para consumo de nove provas de degustação, onde poderíamos repetir ou não. Entre as as cervejas apresentadas, estavam três títulos da cervejaria Noi: Noi Rossa, Noi Avenna e Noi Bianca (a cartela abaixo diz Pilsen, que não veio), o chopp Hopium, da Confraria do Marquês / Boteco Colarinho, três tipos no stand da Beershop: Mistura Clássica - Pilsen, Amber e Weiss, um chopp Eisenbahn e, para completar, uma das três meninas devassas: Devassa Negra, Devassa Loira ou Devassa Ruiva. Como eu já conheço a Devassa desde outros carnavais, provei todas as outras!
Entre uma cerveja e outra, uma das alegrias foi conhecer um dos criadores e sócio do Have a Nice Beer, Rafael Borges, que contou como nasceu a idéia e algumas novidades. O mais bacana foi a alegria dele em conhecer sócios cariocas, o que deixou este entusiasta muito feliz.

O workshop com o sommelier de cervejas e dono do site Brejas, Mauricio Beltramelli, foi fantástico. Estou trabalhando no áudio para que os amigos possam ouvir um pouco desta aula.
Um pequeno exemplo do grande quantidade de tipos de cerveja
Das cervejas degustadas, a Mistura Clássica Pilsen, Mistura Clássica Weiss, Chopp Eisenbahn e Noia Bianca (Weiss) respeitaram seus estilos e propósitos, e pelo menos, para mim, não trouxeram nenhuma diferença em relação a outros rótulos do mesmo estilo. Já a Mistura Clássica Amber - leve e de cor vermelho, bem clara e suave -, a excelente Hopium - uma Pale Ale avermelhada, com maltes com toques de caramelo, creme que se manteve por bastante tempo e lupulada, com sabor sem igual - e a Noi Rossa, de Niterói, com uma cor ocre/marrom a partir dos cinco maltes e duas variedades de lúpulo realmente me chamaram a atenção. Estas duas estão na lista para um repeteco, com direito a posts especiais!
O evento foi incrível, tanto pelas cervejas quanto pela oportunidade de conhecer pessoas que trabalham neste ambiente das degustações, importando, comercializando e fazendo cervejas, além de comprar alguns kits e cervejas, e agendar futuros cursos. Acredito que nas próximas edições do DeliBeer possam dar espaço tanto para degustação de cerveja como para harmonização de cervejas: dicas de por qual começar e com o que harmonizar (sugestão depois de um papo interessante com a sommelier Andréa Calmon).