28 de dezembro de 2011

DeliBeer Rio 2011 - Workshop com Mauricio Beltramelli

Com um certo atraso (causado pelas festividades de natal), seguem algumas imagens do workshop do sommelier de cervejas Mauricio Beltramelli (do bar e site Brejas), ministrado no DeliBeer Rio 2011, no Marina Palace, Leblon. Além da qualidade da palestra, o mais interessante foi, durante uma conversa rápida com o cara, ao dizer que - depois de escrever e publicar - eu sempre olhava algumas das análises dele para comparar e ver até onde eu havia percebido, se estava muito diferente. E ele, sorrindo, respondeu: 
- Se eu estiver falando alguma besteira, me avisa hein!
É exatamente o contrário! O mais interessante dos workshops foi: esteja sempre degustando e comparando todos os aspectos: aparência, aroma, sabor, sensação. Realmente, com o tempo, percebe-se quanto as percepções e detalhes vão melhorando. Muito bom ver que realmente a comunidade cervejeira não está trabalhando suas individualidades e sim contribuindo para o aumento de consumidores e adeptos da boa cerveja. Ah sim, eu encontrei o caramelo (bem tostado) do malte da Hopium no retronasal na terceira degustação! :)

E se você não consegue imaginar q qualidade do curso completo ministrado por este grande cervejeiro? Aqui temos uma palhinha, o primeiro workshop. Ele é o cara das cervejas: