5 de junho de 2014

Confesso Artesanal: Dia da Cerveja Brasileira

A série Confesso Artesanal tem como foco os produtores caseiros, nanocervejarias e eventos nacionais para esse segmento. E no dia da cerveja brasileira, nada melhor do que confessar sobre cervejas feitas por produtores caseiros e bons amigos do Confesso que Bebi. São elas a Weizenbier da Biergode Brassaria (SP) e a Double Vienna da Barro Beer (RJ) com colaboração do pessoal da Boldo Beer (RJ).
www.facebook.com/diadacervejabrasileira
A Biergode Brassaria (que já passou por aqui) nos presenteou com sua Weizen bigoduda. Com 5%, sua aparência é bem mais translúcida que outras do mesmo estilo, como uma versão light, além de uma espuma que durou pouco, o que é estranho. Apesar do corpo mais leve, ela mantém as mesmas características de aroma e sabor do estilo, além do final seco e curto. Incrível drinkability.
Já o Pedrinho e o Dedé, da Barro Beer, produziram uma Double Vienna de 8,5% com o pessoal da Boldo Beer. Sua aparência é castanho escura, translúcida e bem carbonatada. Sua espuma é muito volumosa, de cor creme. No aroma, frutas vermelhas, malte e leves notas amadeiradas. O sabor acompanha o aroma, com leve amargor para balancear com o dulçor do malte. Álcool presente, final longo, uma experiência de sabores. 
Lembrando que a data para o Dia da Cerveja Brasileira foi escolhida em 2012 pelo BBC (Blogueiros Brasileiros de Cerveja) em homenagem ao dia de nascimento do catarinense Ruprecht Loeffler, da cervejaria Canoinhense. Falecido em 2011, aos 93 anos, Loeffler (ou Seu Lefra, como era chamado) era então o cervejeiro mais antigo ainda em atividade no país.

Para esse dia de comemoração, diversos bares, cervejarias e lojas especializadas terão ações especiais e descontos para seus clientes. Elas podem ser encontradas na fanpage do evento no Facebook ou nos blogs encontrados na lateral, a coluna Sabedoria do Lúpulo.

0 papos de boteco: