7 de abril de 2012

Liberté, égalité, fraternité et bière

Resolvi finalmente conhecer a França esse ano. E antes da viagem, resolvi me habituar aos modos do povo francês, inclusive tentando aprender algumas palavras e frases do dia-a-dia. Bière, s'il vous plaît? Melhor que isso, o Have a Nice Beer trouxe deux Bières de Garde: La Goudale e La Divine St. Landelin, sempre recomendadas pelo sommelier Maurício Beltramelli, do excelente portal Brejas. Magnifique!
La Divine St. Landelin é uma Bière de Garde (cerveja de guarda). E o que significa isso? Que ela é produzida no inverno e armazenada para ser consumida no verão. Com 8,5%, a cerveja de Saint Landelin tem entre seus ingredientes leveduras especialmente selecionadas e especiarias. Sua bela aparência amarelo dourado, pouco translúcida, acompanha uma bela espuma branca. Seu aroma é maltado com notas de caramelo, pêssego, cravo um leve toque de madeira encontrado em vinhos. O sabor lembra boas cervejas belgas, bem adocicado, balanceando com o amargor leve. O conjunto acaba ocultando o álcool, mantendo um final longo, suave e muito persistente. Realmente, uma cerveja divina.
La Goudale é uma cerveja apimentada, literalmente falando. De aparência amarelo palha, pouco translúcida, e de creme branco bem fino e persistente, surpreende com o aroma cítrico com notas de coentro e ervas. O sabor é distinto: com amargor muito leve e álcool quase imperceptível (apesar dos 7,2%), as notas cítricas e maltadas causam um adocicado inicial, quebrado em sequência pela presença da pimenta-do-reino, utilizada em sua composição. Este insumo gera um final longo, de duração agradável pelo efeito do condimento na garganta.
E, mais uma vez, as cervejas francesas surpreendem a este entusiasta. Ah, a França e suas cervejas...