12 de abril de 2012

A pancada de Anderson Valley

Fui ao Beerjack para beber algumas das novidades da casa. Na lista das cervejas novas, vi as americanas e bati o olho nas brejas da Anderson Valley Brewing Company. Como alguns títulos estavam esgotados, pedi uma recomendação. E recebi a Anderson Valley Boont ESB como uma cerveja que me deixaria de sem ar.
E que pancada, meus amigos. Começando pelo texto no rótulo, informando quem não é o público-alvo desta cerveja:
Boont ESB is one of the finest examples of the Craft Brewer's art. The generous amounts of malted barley are offset by four separate additions of Pacific Northwest hops. This combination creates a masterpiece in balance between the ambrosial sweetness of the malt and the exquisite bite and savory fragance of the spicy hops. This brew is not for the "light beer drinker".
Esta English Pale Ale (ou Extra Special Bitter) de 6,8% está entre as cervejas que mais me tiraram do eixo. Melhor se servida entre 8°C e 12°C, sua atraente aparência é de cor dourada para laranja escuro, pouco turva, com uma espuma bege de média duração. O aroma é um jab, muito lúpulo e notas leves de malte caramelado. O sabor é difícil explicar, entra como um direto no queixo: amargor extra, muito lúpulo, toques de caramelo, ou seja, um conjunto de sensações muito diferente de outras cervejas, com um final longo e seco. Perfeito equilíbrio, de acordo com o estilo. Este não é um dos tipos de cerveja mais fáceis de beber, até mesmo para quem está mais acostumado... admito que levei uma surra da Anderson Valley.