10 de maio de 2012

Brindemos às cervejas brasileiras

O mercado nacional de cervejas já vem produzindo bons rótulos, diversos estilos, ganhando prêmios. O que faltava era um dia para comemorar isso, para degustar novos aromas produzidos em nossa terra. Faltava, não falta mais. No dia 05 de junho teremos o Dia da Cerveja Brasileira! O Confesso que Bebi escolheu a especialíssima Mistura Clássica Cheers - Red Ale para começar a comemorar até a data!
Mistura Clássica Cheers foi criada em razão dos cinco anos da Cervejaria de Volta Redonda. Segundo a fábrica, esta edição foi envasada naturalmente sem filtragem. Possui diversas características de uma Red Ale, como sua aparência de tom avermelhado, contudo é um pouco mais turva e escura que outras do estilo. Aroma e sabor com muitas notas de malte torrado em contraste aos três lúpulos alemães utilizados. Com 6% de teor, tem um final amargo, seco e curto, porém agradável.
E o Dia da Cerveja Brasileira? Motivos não faltam para os brasileiros apaixonados por cerveja terem orgulho do que está acontecendo em seu país. Antigos aromas e sabores estão sendo redescobertos por cervejeiros nacionais, graças ao intercâmbio com as grandes nações cervejeiras; outros estão sendo criados, pouco a pouco conquistando a crítica e o público pela utilização de matérias-primas tipicamente locais.

Artesanais ou industrializadas, nossas cervejas nacionais conquistam, a cada ano, mais reconhecimento internacional. Para celebrar os avanços ocorridos neste cenário nos últimos anos, os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) decidiram comemorar no dia 5 de junho o DIA DA CERVEJA BRASILEIRA.

A data foi escolhida como homenagem ao cervejeiro catarinense Ruprecht Loeffler. Carinhosamente apelidado de Seu Lefra pelos moradores da região, Loeffler nasceu em 5 de junho e foi um dos mais longevos mestres cervejeiros do País, à frente da cervejaria Canoinhense (SC). Seu Lefra era o mais antigo mestre cervejeiro brasileiro em atividade até falecer, em 27 de fevereiro de 2011, aos 93 anos. As cervejas criadas por ele e por sua família escreveram parte da história da "bebida mais saudável que existe" - como afirmava um de seus antigos rótulos - no Brasil.

Fique ligado na divulgação dos locais pela fanpage do evento, em www.facebook.com/diadacervejabrasileira

0 papos de boteco: